Fisioterapia
O QUE FAZ
Nos últimos anos, é difícil não ter ouvido falar sobre Fisioterapia, uma profissão que foi essencial na recuperação de indivíduos internados durante a pandemia de covid-19. Se no passado essa área da saúde estava diretamente relacionada a doenças muscoesqueléticas (que ocorrem nos músculos, nervos, articulações, cartilagens e discos da coluna), neurológicas e do desenvolvimento, hoje ela também alcança o tratamento e a prevenção em várias especialidades, desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até o atendimento de alta complexidade.
Quando um atleta sofre uma fratura e precisa de imobilização, precisará fortalecer e treinar seu corpo para realizar novamente suas atividades. Quando um adulto ou idoso sofre uma queda e bate a cabeça, ou tem um Acidente Vascular Cerebral (AVC), desenvolve um problema cardíaco ou respiratório, ele precisará reaprender a realizar suas atividades para retornar ao trabalho ou convívio familiar. Em todos esses exemplos, a Fisioterapia será a profissão responsável por auxiliar esses indivíduos a atingir sua plena funcionalidade e saúde.
Por trás de diferentes ciclos e momentos da vida do indivíduo, existe uma especialidade da Fisioterapia que estará à disposição, seja na prevenção de agravos, no tratamento clínico ou em grupo.
ONDE TRABALHA
As possibilidades de atuação no mercado da Fisioterapia estão mais amplas desde que houve sua expansão para além da área de reabilitação. Suas vertentes incluem os três níveis de atenção à saúde: primária (unidades básicas de saúde), secundária (clínicas e consultórios) e terciária (hospitais).
Nesse contexto, o profissional pode buscar especializações como fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva, reumatológica, neurofuncional, pediátrica, uroginecológica e obstétrica, respiratória, cardiovascular, entre outras. Na Saúde Coletiva, o objetivo está voltado a programas de prevenção, proteção e promoção da saúde da população. A atuação é amplamente distribuída dentro do mercado, onde os profissionais têm a oportunidade de ingressar em ações básicas, programas institucionais e na vigilância sanitária.
Já na fisioterapia do trabalho, o profissional atua na prevenção e no cuidado à saude de funcionários de empresas, através da ergonomia. De maneira similar, as áreas esportiva e recreativa também possuem uma gama de oportunidades, enfatizando a atuação na prevenção de acidentes e de doenças originárias das práticas de trabalho, de esportes e de lazer.
Por fim, a área da educação também oferece oportunidades de trabalho a fisioterapeutas. Profissionais com pós-graduação podem seguir a carreira da docência em instituições de ensino superior, além de poderem atuar como pesquisadores.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
Na UFC, o projeto político-pedagógico do curso de Fisioterapia foi atualizado em 2024 e atualmente é dividido em cinco eixos principais: Formação Social e Humana e em Pesquisa; Formação Básica em Saúde; Formação Profissional Instrumental; Formação Profissional Clínica; e Formação Profissional Avançada. Cada eixo está relacionado a um aspecto fundamental que o estudante precisa desenvolver ao longo da graduação, visando ao perfil ético e humanizado na profissão.
A matriz curricular, em todos os semestres, foi organizada de maneira a garantir horários livres, dando a oportunidade de os estudantes se engajarem em projetos de monitoria, estudos complementares, iniciação científica, projetos de extensão, Programa Especial de Treinamento (PET), entre outras atividades ofertadas pela universidade que estão além do ensino em sala de aula.
Ao longo dos semestres, os alunos têm acesso aos laboratórios de saúde – como o de análise de movimento humano, de eletroterapia e de anatomia e fisiologia – tanto para aulas prática quanto para atividades de programas e projetos da instituição. Os estágios são realizados nas unidades públicas de saúde, como postos e hospitais.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Porangabuçu (rua Major Weyne, 1440, Rodolfo Teófilo, Faculdade de Medicina-Famed, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 40 por ano, com ingresso no 1º semestre.