Educação física
O QUE FAZ
O profissional de Educação Física trabalha com os elementos da cultura corporal do movimento. Por meio da atividade física, ele promove a melhoria da saúde tanto do corpo quanto da mente. As possibilidades de atuação no mercado de trabalho são amplas. Contudo, quem pretende seguir essa área deve saber das diferenças entre os dois graus de formação: licenciatura e bacharelado. Cada um deles leva a caminhos profissionais distintos.
O licenciado irá trabalhar na educação básica, levando atividades como jogos, brincadeiras, lutas, esporte e dança para as escolas de educação infantil e ensinos fundamental e médio.
Já o bacharel aplicará essa mesma cultura do movimento no mercado fora dos muros escolares. A área dos esportes é uma das mais procuradas, na qual o profissional pode trabalhar como preparador físico de jogadores ou como treinador e técnico esportivo. A área fitness também é bastante promissora, com muitos educadores atuando em academias, inclusive desempenhando o trabalho individualizado de personal trainer.
Apesar de os campos citados serem comumente os mais associados ao educador físico, o leque de oportunidades do qual ele dispõe é bem mais amplo, incluindo ainda a prática de terapias alternativas, como a ioga, ou mesmo a atuação na assistência básica à saúde, desenvolvendo exercícios mais associados à qualidade de vida, em especial da população idosa.
ONDE TRABALHA
As possibilidades de atuação do educador físico vêm se expandindo ao longo dos anos. Muitos dos profissionais que concluem o bacharelado na área buscam colocação profissional nas academias ou nas assessorias esportivas, cuja demanda acompanha o crescimento do mercado fitness.
O setor de turismo é outro nicho importante, com oportunidades em hotéis, resorts e cruzeiros, onde educadores físicos são responsáveis por atividades de lazer e recreação. Mais recentemente, o sistema de saúde despontou como um novo campo para esses profissionais, que passam a atuar em ações voltadas à qualidade de vida. Esse ramo se amplifica com o envelhecimento natural da população brasileira.
Já para os educadores físicos com grau de licenciatura, a atuação profissional se dá nas escolas públicas e privadas. Embora pareça um campo mais restrito, em comparação com o bacharelado, as oportunidades de colocação no ensino básico são grandes, inclusive com chance de inserção no serviço público, por meio de concursos. A valorização da carreira de professor, nos últimos anos, tem garantido um maior interesse pela área.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
A Educação Física tem uma formação multidisciplinar, mesclando áreas das ciências humanas e biológicas. Da primeira, o aluno estuda, por exemplo, fundamentos filosóficos e socioantropológicos da Educação Física ou da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Já entre as disciplinas das ciências biológicas estão Anatomia, Fisiologia, Biomecânica e Cinesiologia (que estuda os movimentos do corpo humano).
Além da carga horária teórica, os alunos têm aulas práticas, dirigidas a atividades esportivas, como atletismo, basquete, voleibol, handebol e natação. Há também atividades em artes marciais e capoeira, dança, recreação e ludicidade. As práticas em academia, que são o foco de muitos ingressantes no curso, estão presentes em disciplinas como Musculação e Treinamento Resistido (combinação de exercícios para a resistência ao corpo).
Como o curso não é direcionado a formar praticantes de exercícios físicos, mas profissionais que vão ensinar e orientar outras pessoas nessas atividades, as disciplinas de Pedagogia são essenciais, tanto na licenciatura quanto no bacharelado.
Outros exemplos de disciplinas ofertadas no curso de Educação Física são História da Educação Física, Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, Esportes Coletivos, Psicologia da Atividade Física e do Esporte, Recreação e Ludicidade, Atividade Física e Saúde, Fisiologia do Exercício, Gestão e Marketing Esportivo e Educação Física Adaptada.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Pici, Parque Esportivo, Bloco 320, Fortaleza, CE) / Grau: licenciatura e bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: licenciatura – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; bacharelado – 50 por ano, com ingresso no 2º semestre.