Dança
O QUE FAZ
Inicialmente, pode parecer estranho tentar definir o que faz um profissional da dança senão… dançar. Mas, assim como o cinema, a literatura, a música e outras manifestações artísticas, a dança também constitui uma linguagem, que comunica ideias e sentimentos por meio do corpo, do espaço e do tempo (ritmo).
Nessa perspectiva, o ato de dançar ganha novas camadas e emerge como uma prática de técnicas e conceitos próprios que vai muito além dos diferentes estilos de dança (contemporâneo, clássico, de salão, de rua, jazz, samba). Pessoas dançam em diferentes situações, não apenas em entretenimento. Há dança em contextos cênicos, ritualísticos (cultos e cerimônias), terapêuticos, de aprendizagem e desenvolvimento (no brincar infantil, por exemplo) e em ocasiões de celebração e afirmação identitária.
Em cada uma dessas circunstâncias, a dança evoca diferentes memórias, heranças históricas, sensações, significados, aplicações e manifestações culturais – a psicodança é diferente da dança xamânica de povos indígenas, que é diferente do break como manifestação da cultura negra, e assim por diante. O profissional de dança, portanto, é aquele apto a compreender e aplicar esse arcabouço teórico na criação, na pesquisa ou no ensino, sob uma perspectiva ética, estética, política e cultural.
ONDE TRABALHA
Quando o assunto é trabalho, muitos formados em Dança imediatamente pensam em carreiras artísticas, como bailarino, coreógrafo, diretor ou outro cargo relacionado, em uma companhia, grupo ou de maneira independente. Mas o mercado inclui outras opções interessantes em diversos setores.
É possível atuar, por exemplo, no desenvolvimento de eventos e produções de teatro, de performances, cinema e vídeo; como pesquisador, gestor, curador ou programador cultural – em órgãos governamentais, equipamentos e centros de lazer ou fundações e institutos, de natureza pública ou privada.
Aqueles com inclinação para a pesquisa e o ensino encontram na carreira acadêmica a melhor opção, onde é possível seguir com os estudos aliados à docência. Quem prefere as aulas práticas pode atuar como professor em escolas e cursos livres. Já para lecionar na educação básica é necessário obter o grau de licenciatura.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
Normalmente, graduações em Dança são estruturadas a partir da combinação de conhecimentos práticos, teóricos e expressão artística, com o objetivo de fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da área em todas as suas dimensões e possibilidades.
Nos primeiros semestres, os alunos têm disciplinas introdutórias, envolvendo princípios básicos do movimento – postura, alinhamento corporal, controle muscular e coordenação. Simultaneamente, cumprem uma carga horária teórica, que pode incluir História da Dança, Teoria do Movimento, Anatomia Aplicada à Dança e Música.
À medida que avança, o curso traz conteúdos mais complexos, relacionados a artes cênicas, estética, biomecânica, técnicas de criação artísticas, expressão corporal e musical.
Na UFC, o curso de Dança oferece os graus de bacharelado e licenciatura. A integralização curricular compreende as seguintes áreas: Estudos Técnicos e Compositivos (o corpo dançante em contextos técnicos, improvisacionais e coreográficos), Dança e Pensamento (aspectos filosóficos, históricos e sociológicos da dança) e Poéticas do Corpo em Campo Expandido (domínios que se transversalizam com a dança).
Na licenciatura, soma-se ainda a área Dança – Poéticas Pedagógicas (formada por estudos ligados à expressão corporal numa perspectiva da educação em dança, compreendendo Técnicas, Investigação e Percepção, Prática e Análise, entre outras).
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (rua Prof. Armando Farias, s/n, Pici, Instituto de Cultura e Arte-ICA, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado e licenciatura / Duração: 8 a 12 semestres / Turno: integral / Número de vagas: bacharelado – 20 por ano, com ingresso no 1º semestre; licenciatura – 20 por ano, com ingresso no 1º semestre.