Publicidade e propaganda

Sabe aquele comercial na TV hipnotizante, aquele outdoor que chamou a sua atenção na rua ou até aquele anúncio divertido nas redes sociais? Todas essas são produções que fazem parte do mundo da Publicidade e Propaganda. Por trás dessas peças criativas e persuasivas, estão profissionais que dominam técnicas de comunicação, marketing e design para criar mensagens impactantes e atrair a atenção de determinado público-alvo.

O curso de Publicidade e Propaganda capacita os estudantes a compreender o mercado, identificar as necessidades dos consumidores e desenvolver estratégias eficazes de comunicação. Eles aprendem sobre os diferentes meios de veiculação, como televisão, rádio, internet, mídias sociais, outdoor, entre outros, e como utilizar cada um deles para alcançar os objetivos do cliente.

Por trás de cada comercial envolvente, há todo um trabalho de pesquisa de mercado para entender o perfil do consumidor, além do esforço de criação para desenvolver o conceito e a narrativa, chegando a uma produção que garanta que tudo seja transmitido com qualidade e impacto.

A publicidade é essencial para empresas de todos os setores que desejam promover seus produtos e serviços. Por isso, os profissionais formados nessa área têm um leque de oportunidades de trabalho. Agências focadas em publicidade e propaganda são os principais empregadores, oferecendo posições em departamentos de criação, atendimento, planejamento estratégico, mídia e produção.

Além das agências, publicitários também encontram espaço em departamentos de marketing de empresas dos mais diversos segmentos, veículos de comunicação, produtoras de vídeo, empresas de eventos e promoções, instituições governamentais e ONGs. Eles podem atuar como redatores, diretores de arte, planejadores de mídia, gerentes de conta, produtores audiovisuais, entre outras funções que envolvem a criação e a gestão de campanhas publicitárias.

Os profissionais da área também podem trabalhar de forma autônoma, oferecendo seu potencial criativo para empresas e negócios que desejem promover seus produtos e serviços. Outra possibilidade é a carreira acadêmica, que une pesquisa científica à docência em instituições de ensino superior.

O curso de Publicidade e Propaganda foi criado oficialmente como uma habilitação do curso de Comunicação Social em 1998, mas este já funcionava como um curso polivalente desde 1965, formando profissionais na área publicitária. A ideia de uma habilitação própria para a Publicidade e Propaganda surgiu justamente a partir da demanda crescente de um mercado publicitário aquecido e pela expectativa de os estudantes se especializarem na área ao entrar como alunos da Comunicação Social.

Durante a formação, os alunos têm contato com todas as teorias relacionadas ao mercado publicitário e à comunicação como um todo, contando com a oportunidade de usar esses conhecimentos na elaboração de campanhas e produtos em disciplinas com abordagem mais prática.

São quatro eixos conceituais que organizam o curso de Publicidade e Propaganda na UFC: Fundamentação Teórica, Gestão em Comunicação, Criação Publicitária e Produção Publicitária. Interligados, eles oferecem a possibilidade de formação de um profissional completo, capaz de atuar em qualquer segmento do mercado.

No eixo de Fundamentação Teórica, os alunos encontram disciplinas como Teoria da Comunicação, Psicologia Aplicada à Publicidade, Semiótica, Análise da Imagem, entre outras. Já na Gestão em Comunicação, disciplinas como Marketing, Pesquisa Mercadológica, Mídia e Comunicação Organizacional são esperadas.

Algumas disciplinas que compõem o eixo de Criação Publicitária são Fundamentos da Comunicação Visual, Direção de Arte, Redação Publicitária e Comunicação e Narrativa; enquanto no eixo de Produção Publicitária, os alunos encontram disciplinas voltadas à produção em Meios Digitais, Audiovisual, Mídia Sonora e Produção Gráfica.

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici (rua Prof. Armando Farias, s/n, Pici, Instituto de Cultura e Arte-ICA, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 50 por ano (25 por semestre).