Engenharia civil

O QUE FAZ

Ao longo do tempo, a Engenharia Civil evoluiu na mesma velocidade em que novas descobertas e tecnologias permitiram maneiras inéditas de adaptar e habitar a natureza.

Ao articular conhecimentos de diferentes ciências, sobretudo das exatas (Matemática, Física e Química), esse campo viabilizou a criação de estruturas mais eficientes e confortáveis de abrigo, proteção e produção de bens, levando ao surgimento de civilizações inteiras.

Dos canais de irrigação e pavimentação com pedras na Mesopotâmia, passando pelas pirâmides do Egito, os aquedutos do Império Romano e as cidades incas até os sistemas modernos de esgotamento sanitário, abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, habitação e transporte: tudo passa pela Engenharia Civil.

Cabe ao seu profissional planejar, projetar, executar e gerir diferentes etapas na construção dessas infraestruturas, do modo mais eficiente, sustentável e seguro possível. Esse trabalho inclui a realização de cálculos estruturais e desenhos de plantas; estudo sobre relevo, solo, clima e outros elementos geográficos; análises de viabilidade econômica; escolha dos materiais adequados; observação a regulamentos e normas; seleção de colaboradores e fornecedores; acompanhamento e fiscalização de obras; e gerenciamento de recursos, prazos e orçamentos.

Trata-se, portanto, de um profissional cuja qualificação é bastante especializada, responsável não apenas pelo bom funcionamento, funcionalidade e durabilidade de edificações, mas, em última instância, pela segurança e qualidade de vida das pessoas que as utilizam.

ONDE TRABALHA

As áreas de atuação para um engenheiro civil são diversas, incluindo edificação residencial, comercial e industrial, além de obras de infraestrutura coletiva – como rodovias, estradas e pontes; usinas e estações; parques e outros espaços de lazer; portos, estaleiros, ferrovias e aeroportos; sistemas de saneamento e drenagem; e também no setor de mineração, projetando barragens de rejeito ou estabilidade de taludes, por exemplo (como são chamados os terrenos inclinados que delimitam a mina).

Dentro desse leque, ele pode se especializar em uma ou mais etapas de construção, como elaboração de projeto, análise de solo, cálculo estrutural, sistemas hidráulicos, materiais, terraplenagem, manutenção e recuperação de estruturas. Pode, ainda, dedicar-se à criação de produtos e serviços – concretos e pré-moldados, maquinário ou vistorias e laudos técnicos, por exemplo.

Em todos os casos, há oportunidades tanto na iniciativa privada quanto no setor público. No primeiro caso, construtoras, empreiteiras e incorporadoras são algumas das principais empresas relacionadas à Engenharia Civil, onde profissionais podem integrar o quadro de funcionários ou prestar serviços e consultorias.

Egressos também podem investir em um negócio próprio especializado. Vale ressaltar também vagas em empresas de fabricação e venda de tecnologias e produtos de construção, ou mesmo na indústria automobilística e aeronáutica.

Já no setor público, os postos de trabalho costumam se concentrar em empresas estatais, órgãos e instituições governamentais voltadas ao planejamento e à execução de infraestrutura em cidades, estados ou de obras federais. Aqui, a parte de documentação, legislação e fiscalização ganha destaque.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

Prepare-se para muita Matemática, Física e um tanto de Química. As ciências exatas têm peso enorme na formação em Engenharia Civil. As disciplinas básicas incluem Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra, Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Ligações Químicas, Termoquímica, Computação, entre outras.

À medida que os semestres avançam, o currículo passa a contemplar assuntos mais específicos, como estruturas de materiais, tecnologia das construções; geotecnia, solo e topografia; hidráulica e saneamento; sistemas prediais e de transporte; e planejamento e controle de obras.

Na UFC, o curso de Engenharia Civil, que já era um dos mais tradicionais em Fortaleza, passou a ser oferecido em Crateús e Russas a partir de 2015. Nos três campi, as estruturas curriculares passaram por reforma e ajustes recentes, no sentido de acompanhar os avanços e as mudanças tecnológicas que continuamente atravessam a profissão.

FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 708, Pici, Fortaleza, CE); Campus de Russas (rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária, Russas, CE); Campus de Crateús (av. Professora Machadinha Lima, s/n, Príncipe Imperial, Crateús, CE) / Turno: integral / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Número de vagas: Fortaleza – 120 por ano, com ingresso no 1º semestre; Russas – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; Crateús – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.