Engenharia metalúrgica

De tão importante ao longo da evolução humana, a manipulação de metais chegou a batizar diferentes períodos históricos – lembra-se das aulas que mencionavam as idades do Ouro, do Cobre e do Bronze? Fundamental no desenvolvimento das civilizações, essa prática virou profissão e ganhou nome próprio. Hoje, a metalurgia é entendida como a ciência que estuda e lida com metais, desde sua obtenção até a transformação em produtos, a partir de um conjunto de conhecimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento.

Transformar esse conjunto de saberes em sistemas replicáveis, eficientes e sustentáveis de produção em larga escala de metais é o papel da Engenharia Metalúrgica. Cabe aos seus profissionais planejar, implementar e coordenar essa cadeia de beneficiamento – desde aspectos da implantação das minas (escolha de maquinário, logística de transporte, plano de manejo de efluentes e estudos de impacto ambiental, por exemplo) até o processamento e suas diferentes etapas (fundição, laminação, forjamento, tratamentos térmicos etc.).

O engenheiro metalúrgico também pode pesquisar novas ligas e compostos, com propriedades específicas para diferentes tipos de aplicação – em indústrias como a de transporte, de combustíveis, médica, química e elétrica, na construção civil, em produtos como utensílios de cozinha, eletroeletrônicos e outros.

Pode atuar ainda em projetos de inovação, buscando desenvolver materiais mais resistentes, leves e duráveis, ou supervisionar o controle de qualidade dos lotes e a conformidade da produção com regulamentações e normas de segurança.

Engenheiros metalúrgicos são necessários em companhias siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras, refinarias e empresas de processamento de minerais. Também podem trabalhar nas indústrias automobilística, naval, petroquímica, aeronáutica, de construção civil e qualquer outra que utilize metais como matéria-prima significativa em seus processos.

A pesquisa também é um segmento importante para esses profissionais; nesse caso, o trabalho pode ser desenvolvido em laboratórios de empresas privadas, de estatais ou em universidades (atrelado à docência).

Assim como muitas engenharias, a Metalúrgica fundamenta-se em conhecimentos da Matemática, Química e Física. No ciclo de formação básica, são ministradas disciplinas de Cálculo, Física, Introdução à Engenharia Metalúrgica, Química, Físico-Química, Química Orgânica, Álgebra Linear, Mecânica dos Materiais e Estrutura dos Sólidos.

À medida que o curso avança, o currículo passa a incluir conteúdos mais específicos, como Tratamento de Minérios, Metalurgia Física, Termodinâmica Metalúrgica, Siderurgia, Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas, Conformação Mecânica, Fundição e Soldagem e Problemas Ambientais na Indústria Metalúrgica.

Na UFC, uma particularidade do curso é a possibilidade de o estudante se graduar com a habilitação em materiais, o que amplia seu campo de atuação. Com isso, poderá trabalhar também em empresas de plásticos, borrachas, vidros e cerâmicas.

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 729, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 60 por ano, com ingresso no 1º semestre.