Ciência da computação

Do primeiro computador pessoal aos robôs que hoje fazem serviço de delivery foi uma intensa jornada, ao longo da qual os sistemas computacionais tornaram-se parte indissociável da experiência humana na contemporaneidade. Mais do que estar presentes, aplicativos, softwares e mecanismos de inteligência artificial passaram a transformar nosso modo de vida.

Logo, não é de se espantar que, ao longo do século 20, a Ciência da Computação tenha passado a se dedicar principalmente aos sistemas computacionais eletrônicos, que ampliaram nosso suporte tecnológico e o alcance da computação para um patamar de onipresença, muito além do que era possível pelos históricos mecanismos desenvolvidos nos séculos anteriores (como as primeiras réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas e máquinas de tabular).

Assim, embora a Ciência da Computação enquanto campo do saber não se resuma ao computador digital e seus sistemas, hoje toda a teoria por ela abrangida é trabalhada nesta perspectiva – a da informatização de processos e soluções – a partir, sobretudo, da criação de softwares e sistemas digitais.

Nesse contexto, o cientista da computação explora aspectos teóricos, algoritmos, estruturas de dados, inteligência artificial, análise de dados, segurança da informação e outras áreas relacionadas. Ele é o profissional que está mais focado na pesquisa, análise e resolução de problemas complexos utilizando métodos computacionais avançados – embora nada disso o impeça de se dedicar ao desenvolvimento de aplicações práticas (programas, aplicativos e redes, por exemplo).

Há muitos cursos que se relacionam com a Ciência da Computação, mas que se diferem em sua abordagem, ao privilegiar práticas ou elementos específicos da área de tecnologia. São formações criadas a partir da demanda por profissionais cada vez mais especializados em um mercado sob rápidas e constantes transformações. É o caso da Engenharia da Computação, Segurança da Informação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Telecomunicações e Teleinformática.

Se hoje quase toda empresa ou instituição pública dispõem de equipe, departamento ou consultor de tecnologia da informação, isso significa um vasto mercado de trabalho. O ritmo acelerado de mudanças e evoluções mantém a demanda profissional aquecida e as remunerações valorizadas.

Da mesma maneira, e pela própria amplitude da formação, profissionais da Ciência da Computação podem trabalhar em praticamente qualquer área – saúde, educação, economia, mobilidade, agronegócio, comércio, indústria, telecomunicação, meio ambiente, entretenimento. Seja em empresas, seja em instituições públicas, o egresso pode atuar no desenvolvimento de softwares, modelos e sistemas para solucionar, otimizar e prover serviços e produtos.

A formação em Ciência da Computação fundamenta-se na união entre a teoria das construções computacionais e a prática em dispositivos tecnológicos e sistemas de computação, com base em estudos de matemática, metodologia científica (voltada ao desenvolvimento de técnicas e estratégias para a solução de problemas computacionais) e engenharia (sobretudo de hardware e software).

Durante o curso, o aluno estuda disciplinas como Arquitetura de Computadores, Banco de Dados, Construção e Análise de Algoritmos, Engenharia de Software, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Redes de Computadores, Técnicas de Programação e Teoria da Computação, entre outras.

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Ciências, Bloco 910, Pici, Fortaleza, CE); Campus de Crateús (av. Professora Machadinha Lima, s/n, Príncipe Imperial, Crateús, CE); Campus de Quixadá (av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro Novo, Quixadá, CE); Campus de Russas (rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária, Russas, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 60 por ano, com ingresso no 1º semestre; Crateús 50 – por ano, com ingresso no 1º semestre; Quixadá – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; Russas – 100 por ano (50 por semestre).