Geografia
O QUE FAZ
Ao pensar em geografia, muitas pessoas se lembram das planícies, planaltos, florestas e centros urbanos que povoaram as aulas do ensino médio, junto com alguns indicadores geográficos, um pouco de história, algo de economia e globalização misturado com nomes de rios e estados brasileiros. Embora esses sejam tópicos necessários ao currículo escolar, eles apenas arranham a superfície do que constitui a Geografia.
Trata-se da ciência que estuda o espaço geográfico, entendido não apenas em sua dimensão física e natural (solo, clima, vegetação, construções, demarcações), mas, sobretudo, a partir de suas dinâmicas sociais. De que maneira esse espaço foi ocupado e transformado por seres humanos? Que mudanças esse processo trouxe às relações e aos modos de vida das comunidades que o habitam? Quais tecnologias, crenças, valores, normas e interesses atravessaram a apropriação e ressignificação desse espaço?
Essas são algumas perguntas das quais se ocupa a Geografia, tanto em escala local quanto global. Ao geógrafo cabe, por exemplo, investigar a formação das cidades e os fluxos migratórios, a maneira pela qual a presença ou ausência de indústrias impacta determinadas localidades, como as montanhas, os rios ou o clima afetam as atividades humanas em um espaço e a geopolítica que envolve um território.
A partir desses e de outros aspectos, o profissional de Geografia pode contribuir em questões como reforma agrária, conflitos no campo e na cidade, demarcação de terras indígenas, concentração demográfica e qualidade de vida nas metrópoles, preservação ambiental, transporte, habitação e planejamento urbano.
ONDE TRABALHA
Uma das principais tarefas do geógrafo, seja qual for sua especialidade ou área de atuação, é o levantamento de informações, por meio de bancos de dados, registros históricos, publicações e tecnologias, como satélites, softwares, GPS e drones, além do bom e velho estudo de campo.
Com base no material reunido, ele realiza análises para identificar padrões, tendências e relações dentro de um determinado espaço geográfico. Essa etapa envolve a utilização de técnicas estatísticas e cartográficas, modelagem matemática, sistemas de informações geográficas (SIG) e de geoprocessamento.
Os resultados podem ser estruturados em mapas, plantas e outras representações gráficas – contendo não apenas aspectos naturais e físicos de um local, mas índices socioeconômicos e populacionais, biomas, clima e infraestrutura –, além de documentos como relatórios, pareceres e laudos.
Na esfera pública, geógrafos encontram um amplo leque de trabalho em órgãos administrativos, institutos de pesquisa e agências reguladoras, onde podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas em planejamento urbano, ordenamento territorial, gestão ambiental, energia, turismo, agricultura, transporte e desenvolvimento sustentável.
No setor privado, há oportunidades em empresas que demandem análises de mercado, mapeamento de áreas de interesse para empreendimentos, estudos de impacto ambiental ou que trabalhem diretamente com geotecnologias.
Outro campo tradicional de atuação é o ensino escolar, tendo em vista a obrigatoriedade da disciplina Geografia na educação básica. Nesse caso, é necessário o grau de licenciatura, que permite dar aulas em escolas públicas e particulares.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
A formação em Geografia articula conteúdos relacionados tanto aos aspectos naturais dos espaços – como relevo, clima, hidrografia e ecossistemas – quanto à perspectiva humana, incluindo processos de urbanização, migrações, organização das sociedades e interações socioculturais. Para isso, a grade curricular inclui disciplinas como Geomorfologia, Hidrografia, Climatologia, Cartografia, Geoprocessamento, Geologia, Estudos Ambientais, Estatística, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia, Geografia da População, Urbana, Rural, Econômica, Cultural e outras divisões temáticas da área.
No caso da licenciatura, a matriz curricular contempla disciplinas de metodologia e práticas de ensino e aprendizagem, com o objetivo de formar profissionais capacitados a exercer a docência. Estrutura, Polı́tica e Gestão Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência, Didática, Geografia e Ensino e Psicologia da Educação são algumas matérias do currículo.
O aluno também tem a oportunidade de cursar disciplinas optativas ao longo do curso, como Cartografia Digital, Geografia Política, Geotecnologias, Planejamento e Instrumentos de Ordenamento Territorial e Conservação dos Recursos Naturais.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Ciências, Bloco 911, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado e licenciatura / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: bacharelado – 30 por ano (15 por semestre); licenciatura – 50 por ano (25 por semestre).