Área do cabeçalho

Química

O QUE FAZ

Faz parte da rotina de um químico conhecer as propriedades, as estruturas e a composição da matéria (tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço) e os elementos que a compõem, além de manipulá-la e entender como ocorrem as reações entre ela e outras substâncias, bem como as mudanças decorrentes desses processos.

Nesse sentido, químicos podem ser responsáveis por identificar e sintetizar novos compostos com propriedades específicas; estudar reações químicas e seus mecanismos, para melhor entender os processos naturais e industriais; contribuir para o desenvolvimento de soluções nas áreas da saúde e meio ambiente, entre outras.

Na indústria, o trabalho desse profissional está presente sobretudo na criação e fabricação de produtos e materiais – como itens de limpeza, conservantes, fertilizantes, defensivos agrícolas, produtos alimentícios, tintas, solventes, combustíveis, medicamentos e cosméticos – e nos efeitos desses produtos em humanos, animais e meio ambiente.

Químicos também podem ser responsáveis pelo controle de qualidade de recursos naturais e de produtos, elaborando laudos e pareceres. Podem ainda atuar em investigações forenses, nas etapas de coleta e análise de evidência.

Egressos com grau de licenciatura podem seguir a carreira de professor, dando aula nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

ONDE TRABALHA


O químico pode atuar em diversos espaços, desde a indústria de materiais de construção, de combustíveis, de alimentos, farmacêutica, de cosméticos e de tecnologia, até o campo educacional, seguindo carreira em escolas, colégios e universidades, ou como pesquisador em instituições públicas e privadas.

Na pesquisa, ele pode se dedicar ao desenvolvimento de novos materiais, produtos, processos e tecnologias, para diferentes nichos. Na área de meio ambiente, pode trabalhar em empresas de consultoria ambiental, agências reguladoras e organizações não governamentais (ONGs), avaliando e monitorando a qualidade de recursos como água, ar e solo, e desenvolvendo soluções sustentáveis.

A atividade de controle de qualidade também pode ser exercida na indústria, com análises químicas que garantem a eficácia e segurança dos produtos e matérias-primas. Químicos também encontram oportunidades em hospitais, laboratórios de análises clínicas e pesquisa médica; e em startups, incubadoras de tecnologia e empresas de inovação.

Nesse último caso, estão em plena expansão a química de materiais nanoestruturados, materiais biomiméticos e inteligentes; a química verde e sustentável; a química de energia, para o desenvolvimento de baterias aprimoradas e células de combustível; a química computacional e modelagem molecular; a química de biomateriais e dispositivos implantáveis; e a química de alimentos funcionais.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


As disciplinas da graduação em Química costumam ser divididas em cinco grandes áreas: Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica, Físico-Química e Bioquímica. Na UFC, a grade curricular varia de acordo com a escolha da modalidade (bacharelado ou licenciatura). Os conteúdos também passam a ser diferentes para estudantes do bacharelado após os dois primeiros anos do curso, quando podem escolher entre as habilitações em Química Industrial ou Química.

Além das disciplinas obrigatórias, existe um leque de disciplinas optativas voltadas ao enriquecimento da formação, como Empreendedorismo em Química, Tecnologia do Açúcar e Derivados, Química Ambiental, Introdução à Química Têxtil, Galvanoplastia Industrial, Microbiologia Geral, Química do Petróleo, Eletricidade e Magnetismo e Introdução à Química de Polímeros.

A carga-horária prevê ainda o estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso, atividades complementares e de extensão (por meio de experiências práticas e interações com a comunidade).


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Humberto Monte, s/n, Pici, Bloco 940, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado e licenciatura / Duração: 8 semestres / Turnos: bacharelado – integral; licenciatura – integral (vespertino/noturno) / Número de vagas: bacharelado – 50 vagas por ano, com ingresso no 1º semestre; licenciatura – 50 vagas por ano, com ingresso no 1º semestre.