Zootecnia
O QUE FAZ
A domesticação de animais foi um ponto-chave na história do ser humano, ao impactar de maneira irreversível nosso modo de alimentação e de trabalho. Rapidamente, a criação de diferentes espécies tornou-se uma atividade fundamental em quase todas as sociedades, sobretudo para a produção de alimentos, peles e outros materiais.
Estruturada e sistematizada, essa atividade ganhou um conjunto de práticas, normas e tecnologias próprias, transformando-se no que hoje entendemos como pecuária. A importância desse setor para a economia do campo exigiu profissionais especializados, para conduzir seus processos de maneira eficiente, segura e sustentável, sendo um deles o zootecnista.
Cabe ao zootecnista atuar no melhoramento de produtos e serviços relacionados à criação de animais, tendo em vista a viabilidade econômica e ambiental do negócio e a satisfação do consumidor. Isso inclui desde o planejamento, a implementação e o acompanhamento de logísticas de produção nas fazendas e granjas, passando pela garantia de segurança e bem-estar dos rebanhos, até pesquisas sobre genética, alimentação e outros aspectos da área.
Nesse sentido, o zootecnista pode trabalhar nas etapas de manejo e abate dos animais, garantindo mais eficiência, qualidade nos resultados e condições dignas para os animais (incluindo ambientes adequados, monitoramento de saúde, prevenção de doenças, interação sem maus-tratos e abate humanitário).
O zootecnista pode se dedicar também à seleção e ao melhoramento genético, identificando características desejáveis de produtividade, resistência a doenças e qualidade dos produtos.
Os aspectos referentes à reprodução dos animais também demandam a participação do zootecnista, que pode orientar na inseminação artificial e transferência de embriões, além de monitorar o ciclo reprodutivo das fêmeas e suas necessidades durante esse período.
Outra área fundamental é a da alimentação e nutrição dos animais. É responsabilidade do zootecnista elaborar cronogramas e dietas balanceadas que atendam às exigências nutricionais dos animais nas fases da criação.
Em determinados momentos, o zootecnista pode realizar atividades da área da Medicina Veterinária, como inseminação e vacinação de animais, mas não atua como Veterinário – profissional voltado ao cuidado exclusivo da saúde dos animais, em diferentes contextos, não apenas o da pecuária.
ONDE TRABALHA
O zootecnista pode trabalhar em fazendas e propriedades rurais (incluindo fazendas de aquicultura), indústrias agropecuárias, indústrias de nutrição animal, empresas de inseminação artificial, laboratórios e instituições de pesquisa, órgãos governamentais e organizações de bem-estar animal, seja como colaborador, seja como consultor.
Alguns exemplos de estabelecimentos são fábricas de rações, de suplementos alimentares e de derivados de origem animal, como laticínios, couro e peles; abatedouros, frigoríficos e unidades de beneficiamento; e cooperativas e escritórios ligados a atividades e tecnologias do agronegócio. O zootecnista também pode atuar na comercialização de produtos, treinando equipes e oferecendo suporte ao consumidor.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
A estrutura curricular do curso de Zootecnia é constituída, nos semestres iniciais, por disciplinas básicas de Física, Química e Cálculo. Na sequência, são vistos fundamentos da Produção Animal, Anatomia, Fisiologia, Genética, Higiene e Profilaxia (medidas de prevenção ou atenuação de doenças). Mais à frente, são ofertadas as disciplinas mais específicas, como Genética, Química e Fertilidade do Solo, Melhoramento Animal, Agrometeorologia e Mecânica e Máquinas Agrícolas.
Entre as especializações possíveis estão bovinocultura (criação de gado), avicultura (aves), suinocultura (porcos), ovinocultura (ovelhas), equinocultura (cavalos), caprinocultura (cabras), apicultura (abelhas), cunicultura (coelhos) e aquicultura (organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas).
Na UFC, a estrutura física do curso dispõe de fazendas e laboratórios de estudos em nutrição, reprodução e fisiologia animais.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, 2977, Centro de Ciências Agrárias, Bloco 808, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 60 por ano (30 por semestre).