História
O QUE FAZ
“A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será.” A frase do escritor uruguaio Eduardo Galeano dimensiona bem não apenas o papel do historiador, mas sua importância em qualquer sociedade. Para compreender o presente e traçar estratégias rumo a um futuro melhor, mais sustentável e menos desigual, é necessário investigar, analisar e interpretar a cadeia de eventos que levou determinado grupo social até sua atual configuração, sendo esse o principal objetivo do historiador.
Ao longo dos séculos, a atuação do historiador evoluiu tanto quanto as próprias ferramentas de registro – do texto escrito à mão até a invenção da prensa, da fotografia, do vídeo e de outras tecnologias que permitiram a construção de um acervo sobre o homem e sua ação no tempo. Alçada ao patamar de ciência, a História desenvolveu práticas, teorias e metodologias próprias, passando a exigir profissionais capacitados.
Cabe ao historiador, portanto, aplicar esses conhecimentos na preservação, disseminação e análise crítica das diversas fontes históricas, sejam documentos, sejam objetos ou relatos orais, certificando-se de sua autenticidade e veracidade; compreender os significados, os contextos e as relações entre os acontecimentos apontados por essas evidências; elaborar hipóteses e narrativas a partir desse conteúdo; e contribuir para a formação de uma memória coletiva, consciência social e identidade cultural, evitando a repetição de erros e injustiças do passado.
ONDE TRABALHA
No seu escopo de atuação, o historiador pode planejar, implementar ou gerir serviços de pesquisa histórica ou de documentação; elaborar pareceres, relatórios e laudos; escrever livros, anuários, catálogos e outras publicações; além de lecionar na educação básica (desde que com grau de licenciatura), em universidades (para aqueles com mestrado ou doutorado) e em escolas livres.
Essas e outras atividades podem ser desempenhadas em instituições públicas e privadas, como órgãos governamentais, arquivos, bibliotecas e acervos, museus, centros culturais, fundações, galerias de arte, editoras e veículos de comunicação. Empresas privadas podem contratar os serviços de um historiador para trabalhos de memória empresarial, normalmente envolvendo a elaboração de produtos que contem sua história, a de seus fundadores e dirigentes.
Da mesma forma, é possível assessorar empresas de turismo, sobretudo no nicho de roteiros históricos. Há ainda um mercado promissor no setor de entretenimento, no qual é possível prestar consultoria e desenvolver pesquisas para novelas, programas de TV, cinema ficcional e documental, teatro, exposições e eventos.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
A formação em História deve preparar o aluno para compreender de maneira ampla as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas que moldaram as sociedades ao longo do tempo. Para isso, são ministrados conteúdos relacionados a diferentes regiões e períodos históricos, desde civilizações antigas até a modernidade, além de temas como guerras, revoluções, movimentos migratórios e de colonização, movimentos sociais e religiões.
Povos e sociedades específicas também são contemplados no currículo: no Brasil, destacam-se estudos sobre o país, seus estados e sobre a América Latina, além de povos originários (indígenas e quilombolas) e grupos sociais (pescadores, comunidades ribeirinhas, população afrodescendente, entre outros).
Conteúdos metodológicos envolvem principalmente a leitura crítica de fontes históricas, no sentido de desenvolver habilidades de análise e interpretação. A interdisciplinaridade se faz presente por meio de disciplinas relacionadas a Antropologia, Sociologia, Filosofia, Geografia e Ciências Políticas.
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso é ofertado na modalidade licenciatura, devido à boa aceitação desses profissionais tanto em espaços de educação quanto de outros setores do mercado. A grade curricular é composta por disciplinas de Metodologia de Pesquisa Histórica e de História do Ceará, do Brasil, da América, da África, Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Entre as disciplinas pedagógicas estão Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência, Didática, Oficinas de Ensino e os estágios supervisionados.
Além disso, os estudantes da graduação podem participar de atividades do Programa de Educação Tutorial (PET-História) e do Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc).
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (av. da Universidade, 2700, Benfica, Centro de Humanidades 2, Fortaleza, CE) / Grau: licenciatura / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 80 por ano (40 por semestre).