Área do cabeçalho

Letras

O QUE FAZ

Entre as manifestações socioculturais de um povo, a língua certamente é uma das mais robustas, pela sofisticação de sua própria estrutura, pelo papel expressivo que desempenha na literatura e pela possibilidade de intercâmbio entre diversos idiomas. Trata-se de um sistema baseado em sons vocais (ou gestos, como no caso da Língua Brasileira de Sinais – Libras) segmentados e articulados entre si e atribuídos de significados. O som ou sinal do “C”, por exemplo, quando seguido dos sons ou sinais do “A”, “S” e “A” novamente resulta na palavra “casa”, que traduz, inicialmente, o conceito de uma edificação voltada à moradia – e, antes disso, os próprios sons (ou gestos) foram associados subjetivamente a determinadas representações gráficas (letras).

Assim, o desenvolvimento de uma língua envolve um processo intricado de simbolização em diversos níveis (oralidade, escrita, materialidade e abstrações), ocorrendo de maneira dinâmica e vinculada a contextos sociais distintos. Ao atravessar toda a produção cultural humana, a língua constitui objeto de múltiplas subáreas que dialogam entre si e exige dos profissionais que com ela trabalham uma formação sólida e plural.

A formação em Letras permite que seus profissionais se dediquem ao planejamento, ao desenvolvimento e à implementação de atividades relacionadas à linguagem verbal em suas várias dimensões (social, biológica, cultural, histórica, estética). Isso inclui trabalhos de tradução, pesquisa, editoração, ensino, produção textual, revisão de textos, entre outros.

Logo, os formados em Letras devem ter uma ampla compreensão das estruturas linguísticas (enquanto sistema de signos e conjuntos lógicos, mas também enquanto idiomas) e suas respectivas literaturas (por ser a única expressão artística completamente alicerçada na linguagem verbal, seja oral, seja escrita).

A graduação em Letras pode ser oferecida tanto com ênfase na Língua Portuguesa quanto em idiomas estrangeiros, ou ainda na relação entre o português e outras línguas (Português-Inglês, Português-Espanhol, entre outras opções).

ONDE TRABALHA

O profissional de Letras tem oportunidades de trabalho tanto no ensino e na pesquisa quanto em outras áreas. No primeiro caso, egressos com grau de licenciatura podem dar aulas na educação básica, em escolas públicas e particulares, além de cursinhos preparatórios e escolas de línguas, caso a habilitação inclua um idioma estrangeiro. Podem, ainda, elaborar e avaliar materiais didáticos.

Outras possibilidades existem em qualquer empresa privada ou instituição pública que necessitem de serviços de editoração, produção textual, tradução, revisão de textos e pesquisa. Bacharéis e licenciados podem, por exemplo, realizar atividades de edição, revisão de textos e tradução; atuar como intérprete (em reuniões, palestras e eventos); elaborar políticas públicas, editais e documentos voltados à pesquisa, preservação e divulgação na área da Linguística; escrever colunas e crônicas para periódicos, textos para marketing de conteúdo e departamentos de comunicação, entre outras finalidades. Além, claro, do sonho de muitos: assinar sua própria obra literária.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

A formação em Letras envolve conhecimentos relacionados à origem e ao desenvolvimento da gramática e da literatura de um idioma (incluindo suas diversidades, funções, origens, preconceitos linguísticos e relação com a sociedade).

Assim, o currículo articula disciplinas de Morfologia, Sintaxe, Fonética, Fonologia, Semântica, Teoria da Literatura, Sociolinguística, Produção Textual, entre outras.

Se o grau for licenciatura, o aluno também passa por disciplinas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, como Didática, Prática e Gestão Pedagógica e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

Na UFC, são oferecidos noves cursos de graduação em Letras, no grau licenciatura. São eles: Língua Portuguesa; Português-Espanhol; Português-Inglês; Português-Francês; Português-Alemão; Português-Italiano; Inglês; Espanhol; Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No período diurno, são oferecidos os cursos de Letras-Português/Literatura, Letras-Português/Alemão, Letras-Português/Espanhol, Letras-Português/Francês, Letras-Português/Inglês e Letras-Português/Italiano. O curso de Letras-Português/Literatura leva oito semestres, enquanto os cursos de Letras-Português/Língua Estrangeira têm duração de dez semestres.

Já no período noturno funcionam as graduações em Letras-Inglês e Letras-Espanhol, com duração de oito semestres.

O curso de Letras-Libras também funciona no período noturno. Essas vagas, diferentemente das demais licenciaturas em Letras, não são ofertadas no Sisu, mas em edital próprio, para priorizar o acesso de pessoas surdas.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu/edital próprio – Letras-Libras / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (av. da Universidade, 2683, Benfica, Centro de Humanidades 1, Fortaleza, CE) / Grau: licenciatura / Duração: entre 8 e 10 semestres / Turnos: Letras Espanhol – noturno; Letras Inglês – noturno; Letras Língua Portuguesa – integral; Letras Português-Espanhol – integral; Letras Português-Inglês – integral; Letras Português-Francês – integral; Letras Português-Alemão – integral; Letras Português-Italiano – integral; Letras-Libras – noturno /  Número de vaga: Língua Portuguesa-Literatura – 70 por ano (40 no 1º semestre e 30 no 2º semestre); Português-Espanhol – 50 por ano, com ingresso no 2º semestre; Português-Inglês – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; Português-Francês – 30 por ano, com ingresso no 1º semestre; Português-Alemão – 20 por ano, com ingresso no 2º semestre; Português-Italiano – 20 por ano, com ingresso no 2º semestre; Inglês – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; Espanhol – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; Letras-Libras – 30 por ano.