Odontologia
O QUE FAZ
O cirurgião-dentista é o profissional que cuida da saúde bucal do indivíduo, não somente da limpeza e conservação dos dentes e da cavidade oral, mas também do processo ampliado de sua saúde. Esse profissional é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças bucais, além de promover reabilitação em saúde bucal.
A Odontologia valoriza a saúde e o bem-estar dos indivíduos, pois atua baseada no direito universal do acesso à saúde, promovendo o paciente a protagonista de seu cuidado. O cirurgião-dentista se compromete a compreender as diversas realidades sociais e econômicas de seus pacientes, a fim de contribuir de forma consciente para a promoção da saúde e dignidade humana.
ONDE TRABALHA
O cirurgião-dentista pode atuar em ambientes clínicos, no atendimento ambulatorial para a promoção e prevenção da saúde bucal, bem como em ambiente hospitalar; pode realizar cirurgias e atendimento de urgências odontológicas.
O cirurgião-dentista também pode ter seu próprio consultório de atendimento; trabalhar no Sistema Único de Saúde, que atua com as equipes de saúde bucal de municípios; trabalhar em instituições que prestem serviços de odontologia para trabalhadores e familiares; além de poder trabalhar na odontologia legal, que realiza perícias em Instituto Médico Legal (IML).
A área é vasta e permite, ainda, atuar na gestão de serviços de saúde, na área da pesquisa, docência e do desenvolvimento de tecnologias em saúde e na realização de procedimentos estético-funcionais como clareamento, implantes, facetas dentárias e até harmonização facial.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
A área básica dos estudos em Odontologia envolve a Bioquímica, Anatomia, Histologia, Fisiologia, Ciências Sociais e Imunologia, que contemplam os conteúdos das ciências biológicas e da saúde. Já os estudos da ciência odontológica compreendem a procedência clínica do profissional, incluindo métodos de diagnóstico, técnicas e habilidades no tratamento de doenças e agravos bucais do paciente.
Histologia da face e cavidade bucal, anatomia de dentes, língua e região orofacial, anestesiologia, ortodontia, dentística, periodontia e doenças que se proliferam a partir da área bucal (chamadas doenças sistêmicas) são alguns exemplos de áreas que capacitam o profissional a um bom tratamento de seu paciente. É importante compreender que a Odontologia também lida com procedimentos invasivos, como tratamento de canal e extração de dentes.
Em todos os procedimentos na área da Odontologia, o cirurgião-dentista deve compreender a visão global de seu paciente, sendo necessário, em alguns casos, ter acesso aos exames hematológicos (sangue) e outros exames complementares, para cuidar não somente da cavidade bucal, mas de todo o organismo, uma vez que a cavidade bucal é a porta de entrada para a saúde e a doença.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem-Ffoe, Fortaleza, CE); Sobral (rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 80 por ano (40 por semestre); Sobral – 44 por ano, com ingresso no 1º semestre.