Área do cabeçalho

Administração pública (modalidade a distância)

O QUE FAZ

A diferença do curso de Administração Pública para o curso de Administração está, como o próprio nome diz, no foco – neste caso, a gestão governamental, por meio de seus agentes, suas entidades e seus órgãos instituídos. Sob regime jurídico diferenciado daquele que rege a iniciativa privada, a administração pública abrange um conjunto de funções necessárias ao atendimento dos interesses coletivos. Pense, por exemplo, nos concursos públicos para a seleção de servidores ou nas licitações para a contratação de obras e serviços: os dois são obrigatoriedades da esfera pública.

No escopo dos saberes, das atividades e habilidades, são muitas as intersecções entre as duas profissões. Assim como seus colegas que atuam no setor privado, o administrador público pode lidar diretamente com gestão de pessoas, finanças, de materiais ou processos de trabalho. Da mesma forma, muitas vezes cabe a ele realizar o planejamento para que a instituição desempenhe seu papel da maneira mais eficiente possível.

A diferença, aqui, está no significado de “eficiente”, que não inclui a obtenção do lucro, mas o equilíbrio entre a qualidade e o uso do erário, sempre pautado pela transparência. Assim, a formação do administrador público diferencia-se sobretudo pela necessidade de contemplar legislações e códigos específicos do setor.

Imagine um posto de saúde: quantos profissionais são necessários para ele funcionar plenamente? Quais insumos devem ser adquiridos, a qual preço e em que quantidade? Qual a periodicidade dessas compras? Qual a melhor logística de atendimento? Como montar forças-tarefas para campanhas de vacinação? E como tomar essas decisões de acordo com as leis vigentes? Tudo isso passa pelo trabalho do administrador público.

ONDE TRABALHA



Os espaços de atuação do administrador público são tão variados quanto aqueles que compõem um sistema de governo, tendo em vista que qualquer instituição dedicada a prestar serviços de qualidade necessita de profissionais capacitados em princípios de gestão. Casas legislativas, tribunais, unidades de saúde, presídios, equipamentos culturais, escolas e universidades, secretarias, ministérios, defensorias e agências reguladoras são alguns exemplos presentes em estruturas públicas.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


A graduação em Administração Pública é oferecida na modalidade semipresencial, a partir da estratégia de educação à distância (EAD), em nível de bacharelado, pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

O curso apresenta a mesma excelência metodológica e rigor do sistema de avaliação empregados na graduação presencial em Administração e dispõe da infraestrutura informacional e comunicacional necessária para seu pleno funcionamento, sendo esse mesmo recurso exigido dos alunos (incluindo acesso à internet e computador que suporte o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Solar).

A carga horária é 80% virtual e 20% presencial. A grade curricular é organizada em quatro ciclos de atividades: Básico, Profissional, Instrumental e Complementar, executados a partir de recursos como módulos impressos, vídeo e teleconferências, encontros presenciais e sistema de acompanhamento ao estudante.

Entre as disciplinas ofertadas (em diferentes graus de complexidade, a depender do ciclo em questão) estão Filosofia e Ética, Economia, Psicologia Organizacional, Ciência Política, Contabilidade, Matemática Financeira, Direito Administrativo, Estatística, Sistemas de Informação, Gestão de Operações e Logística, Legislação Tributária e Comercial e Gestão da Regulação, Políticas Públicas e Relações Internacionais.

Para viabilizar as atividades presenciais, o curso dispõe de polos em 11 municípios do estado (ver lista abaixo).


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: polos presenciais em Fortaleza, Beberibe, Camocim, Caucaia, Maranguape, Orós, Quixadá, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá / Grau: bacharelado / Duração: 9 semestres / Turno: as aulas virtuais ocorrem pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (Solar) da UFC. As aulas presenciais ocorrem nos polos de apoio, no turno da noite (em dias úteis) ou no turno matutino (aos sábados) / Número de vagas: XX – completar