Análise e desenvolvimento de sistemas

A depender da sua idade, você pode nunca ter ligado para pedir uma pizza ou um táxi, pagado uma conta diretamente no caixa do banco ou “batido o ponto” manualmente no trabalho. Esses são apenas breves exemplos de tarefas cotidianas que foram automatizadas na última década, graças ao desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Hoje, as TICs são parte indissociável de qualquer empresa ou instituição.

Por trás desses cenários de intensas transformações estão os analistas e desenvolvedores de sistemas, profissionais responsáveis pela elaboração de soluções de automatização, a partir de um conjunto de ferramentas de hardware (maquinário), software (programas de computador ou aplicativos) e dados.

Lembra da pizza do primeiro parágrafo? A solução para ela chegar quentinha a sua casa envolve, no mínimo, o desenvolvimento de sistemas que processam e organizam dados do cardápio (textos e fotos sobre os pratos), de sistemas de comunicação (escolha, envio e recebimento de pedidos), de geolocalização (endereços), de transações bancárias (pagamento) e de análise de tráfego em tempo real (para decidir a melhor rota das entregas).

As TICs constituem uma área ampla de atuação para profissionais de diferentes perfis de formação. Empresas de desenvolvimento de projetos, de assistência técnica e consultoria; empresas de tecnologia e dos setores de comércio, indústria e serviços; organizações da sociedade civil (OSCs); órgãos públicos e institutos e centros de pesquisa são alguns exemplos.

No caso de analistas e desenvolvedores de sistemas, eles podem atuar na elaboração de softwares, aplicativos, plataformas e jogos, ou na análise e modelagem de dados (procedimento de diagramação do fluxo de dados, que define a maneira como eles irão fluir para dentro e para fora de um banco de dados, por meio de representações visuais).

Da mesma forma, esses profissionais podem atuar em funções de escopo mais amplo dentro da construção de sistemas e governança de TI, mapeando necessidades do cliente ou empregador, formulando processos e coordenando equipes durante a testagem e implantação, no sentido de entregar a melhor solução possível de automação. Analista de sistemas, analista de requisitos e gerente ou gestor de projetos de sistemas são alguns cargos que incluem essas responsabilidades.

Oferecido no Campus da UFC em Itapajé, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma das três formações em tecnologia ofertadas na localidade (junto com Segurança da Informação e Ciência de Dados).

Por ser um curso superior de tecnologia, que confere grau de tecnólogo, seu tempo de formação é menor (mínimo de seis semestres), com foco em um mercado de trabalho continuamente impactado por rápidas transformações. Assim, ao fim do curso os egressos já estão aptos a prestar serviços como consultores, autônomos ou contratados, seja em suas próprias cidades ou em empresas de âmbito nacional e internacional.

Sempre aliando teoria e prática, e a partir de uma grade curricular flexível e interdisciplinar, o curso busca capacitar os estudantes não apenas nas diferentes etapas da análise e do desenvolvimento de sistemas, mas na prática da inovação e da inteligência de negócios, dentro da área de tecnologia da informação e comunicação.

O currículo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é estruturado a partir de seis linhas de formação: Básica, Engenharia de Software, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores, Banco de Dados, Complementar e Humanística e Suplementar, com disciplinas que se espalham pelos semestres de acordo com o grau de complexidade e a necessidade de encadeamento dos conteúdos.

Ingresso: Sisu / Onde: Itapajé – Campus Jardins de Anita (rua Francisco José de Oliveira, s/n, Centro, Itapajé, CE) / Grau: tecnólogo / Duração: 6 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 30 por ano, com ingresso no 1º semestre.