Área do cabeçalho

Arquitetura e urbanismo

O QUE FAZ

A palavra-chave que orienta a atuação do arquiteto e urbanista é “espaço”, não apenas no sentido físico, de área e volume, mas também de ocupação – o espaço habitado e experienciado pelo ser humano. Assim, quando um determinado espaço, em suas diversas escalas, foi pensado e executado segundo uma estrutura lógica, na busca pela melhor adequação possível ao seu uso, de maneira crítica e inovadora no processo de produção, visando à melhoria das condições de vida e à qualificação do ambiente, pode ter certeza: houve a participação de um arquiteto e urbanista.

É esse profissional que planeja e organiza a intervenção nos espaços, sempre a partir de um projeto e levando em conta diretrizes como funcionalidade, sustentabilidade, estética e conforto. No processo, são definidos aspectos como organização dos ambientes e fluxos, disposição de ambientes e objetos, estrutura, materiais, acústica, ventilação, iluminação, acessibilidade e interação com o entorno.

Assim, a atuação do profissional em arquitetura e urbanismo une a atividade eminentemente prática da ação projetual com o necessário conhecimento técnico e teórico que a embasam, perpassando diversas áreas de conhecimento correlatas que garantem uma formação ampla, diversa e com muitas possibilidades de atuação profissional.

Pense nos corredores da sua escola, nas ruas de um conjunto habitacional, nas portas e sinalização de um hospital, nos portões de um estádio ou de um parque, na cozinha e nas mesas de um restaurante, na fachada de uma loja ou nos objetos em uma sala de museu. A maneira que foram erguidos e dispostos certamente foi definida por um arquiteto.

Lembrou do engenheiro civil? Sim, esse profissional também está envolvido, antes e durante a obra. Seu foco, porém, é a infraestrutura, no sentido de garantir a melhor execução possível do planejamento elaborado pelo arquiteto.

ONDE TRABALHA


As possibilidades de atuação de um arquiteto e urbanista são bastante amplas, indo muito além da área de edificações. O profissional com essa graduação também pode trabalhar com paisagismo, cenografia, patrimônio, conjuntos arquitetônicos e monumentos, expografia, eventos, planejamento urbano e regional, projetos de habitação, transporte e saneamento, design de interiores, desenho industrial, entre outros nichos.

A própria área de edificações inclui atividades que podem se tornar especialidades, como elaboração de perícias, laudos e pareceres, estudos de viabilidade técnica e ambiental ou mesmo atuação ligada a um tipo específico de edificação (arquitetura hospitalar, por exemplo).

Dentro de todo esse escopo, o arquiteto e urbanista pode trabalhar em escritórios, construtoras, empresas de móveis, design ou entretenimento, museus e galerias, organizações públicas ou privadas de planejamento urbano, assessoria técnica, vistorias de obras, pesquisa etc.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Cursos de Arquitetura e Urbanismo oferecem uma formação técnica e humanística multidisciplinar, com aulas teóricas e práticas, abordando conceitos ligados à estética, funcionalidade, usabilidade, acessibilidade, sustentabilidade entre outros aspectos. Algumas das disciplinas são Projeto Arquitetônico, Projeto Urbanístico, História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo, Desenho Arquitetônico, Elementos de Linguagem Visual, Sistemas Estruturais, Condicionamento Ambiental, Instalações e Equipamentos na Edificação e Legislação Urbana e Ambiental.

Vale lembrar que hoje não existe mais o antigo teste de habilidade específica, que buscava medir a aptidão dos candidatos especialmente com a técnica de desenho. Entre os professores, é unânime o entendimento de que as habilidades necessárias para a profissão podem ser desenvolvidas no próprio curso – principalmente com o desenvolvimento de softwares da área.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC deve ser integralizado em, no mínimo, 5 anos (10 semestres) e, no máximo, em 7 anos e meio (15 semestres), dividindo-se em três ciclos: fundamentação, profissionalização e conclusão.

No ciclo de fundamentação, as disciplinas têm articulação sequencial e sincrônica. Em um mesmo semestre, encontram-se conteúdos que devem ser abordados paralelamente e de maneira integrada.

O ciclo de profissionalização apresenta sequência flexível, cabendo ao aluno a escolha de disciplinas a serem cursadas, a depender do conteúdo programático e dos horários disponíveis.

O ciclo de conclusão caracteriza-se pela elaboração do Trabalho Final de Graduação, realizado em dois semestres.

Em 2023, foi finalizada a reforma do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que passou a valer já no primeiro semestre de 2024.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (Av. da Universidade, 2890, Benfica, Departamento de Arquitetura e, Urbanismo e Design – Daud, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 64 por ano (32 por semestre).