Ciência de dados
O QUE FAZ
A mente humana é uma máquina de buscar soluções. Nesse processo, os dados são elementos primordiais, a partir dos quais elaboramos informações, formulamos conhecimento e tomamos decisões. Ao longo do tempo, nossos desafios enquanto sociedade tornaram-se bastante complexos, com um volume massivo de dados (big data) e ferramentas computacionais sofisticadas para analisá-los.
O tratamento e a interpretação de dados permitem, por exemplo, identificar preferências de consumo e definir um público-alvo, ou descobrir novas oportunidades de negócios; melhorar produtos; detectar ou prever cenários que justifiquem a criação de políticas públicas (como a Lei de Cotas nas universidades, instituída a partir da sistemática constatação da pouca quantidade de pretos e pardos no ensino superior); estabelecer novos procedimentos médicos; implementar mudanças na gestão de uma lavoura, uma escola, uma investigação policial ou jornalística.
E é aí que entra o cientista de dados. Seu trabalho inclui diferentes etapas, desde a identificação do problema, passando pela coleta e preparação dos dados (em bancos de dados, redes sociais ou outras fontes, corrigindo inconsistências e normatizando o material); a análise desses dados para entendê-los em profundidade (a partir de técnicas que identificam padrões, tendências e correlações) e sua modelagem (elaboração de modelos visuais que estruturam o fluxo desses dados e comunicam as informações deles extraídas, possibilitando fazer previsões e classificações); até o teste e a otimização desses modelos, cujo funcionamento passa a ser monitorado.
Enquanto o analista dedica-se principalmente à interpretação de dados, o cientista de dados trabalha de maneira mais ampla, realizando análises complexas, desenvolvendo modelos preditivos e monitorando resultados.
ONDE TRABALHA
Hoje cada vez mais requisitado no mercado, o cientista de dados pode atuar em qualquer empresa ou instituição pública que tenham necessidade de avaliar seu desempenho e traçar estratégias mais assertivas para o futuro. No setor privado, o objetivo é melhorar a produtividade, descobrir novos nichos de negócios e demandas consumidoras, no sentido de obter vantagens competitivas. Já na seara pública, o compromisso é atender da melhor maneira possível os interesses coletivos e elaborar políticas eficientes, com uso racional dos recursos públicos.
A depender do cargo ocupado e função atribuída, o cientista de dados pode ficar responsável por selecionar ferramentas e estratégias de inteligência de negócios; pela mineração de dados; por projetar, modelar, implementar, documentar, testar e administrar bancos de dados centralizados ou distribuídos; elaborar métodos para uso dos dados no apoio à tomada de decisões; vistoriar, realizar perícias e emitir laudos e pareceres técnicos.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
Disciplinas da Matemática e da Estatística estão na base da formação em Ciência de Dados. Mas o curso se expande para uma abordagem multidisciplinar, ao incluir conteúdos de diferentes áreas ligadas à tecnologia, como engenharia da computação, inteligência artificial, machine learning, programação, armazenamento e governança de dados, marketing e inteligência empresarial.
Na UFC, o curso de Ciência de Dados é oferecido na modalidade de bacharelado em Fortaleza e de tecnólogo em Itapajé. O primeiro oferece um currículo mais abrangente (e recentemente atualizado, com a nova versão implementada neste ano), apresentando mais espaço para disciplinas teóricas, no sentido de contemplar uma formação ampla, que possibilite ao egresso atuar em áreas diferentes da profissão.
Já o curso de tecnólogo é focado especificamente na área das técnicas computacionais, com foco no mercado de trabalho. O objetivo é formar profissionais qualificados nesse eixo dentro da Ciência de Dados, aptos a desenvolver o empreendedorismo na sua realidade local e também ofertar serviços a empresas de âmbito nacional e internacional, sempre imbuídos de uma compreensão crítica do trabalho e suas relações com o ser humano, o meio ambiente e a sociedade.
O curso superior de Tecnologia em Ciência de Dados é uma das três formações em tecnologia ofertadas em Itapajé (junto com Segurança da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Por serem cursos superiores de tecnologia, que conferem grau de tecnólogo, seu tempo de formação é menor (mínimo de seis semestres), com foco em um mercado de trabalho que se transforma rapidamente.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Ciências, Bloco 910, Pici, Fortaleza, CE); Itapajé – Campus Jardins de Anita (rua Francisco José de Oliveira, s/n, Centro, Itapajé, CE) / Grau: bacharelado (Fortaleza); tecnólogo (Itapajé) / Duração: 8 semestres (Fortaleza); 6 semestres (Itapajé) / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 40 por ano, com ingresso no 1º semestre; Itapajé – 30 por ano, com ingresso no 1º semestre.