Área do cabeçalho

Ciências sociais

O QUE FAZ

Muitas vezes, tomamos como naturais aspectos da vida cotidiana que são, na verdade, construções sociais. Sistemas de trabalho, de governo, de educação e de comércio. Regras de relacionamento e convivência. Esquemas alimentares, modelos de produção e exploração de bens. Conjuntos de valores morais. Características de festas e celebrações. Práticas religiosas, dinâmicas familiares, hábitos de consumo e de divisões de classe, gênero e raça. Narrativas históricas, identidade, memória. Esse é um breve resumo de temas que atravessam as Ciências Sociais – um campo do conhecimento que se dedica ao estudo do ser humano e suas relações em grupos organizados.

Por meio de uma metodologia teórica e científica, o cientista social analisa as formas de ordenamento e estruturação da vida social, interpretando criticamente fenômenos, convenções e acordos coletivos em diferentes espaços e tempos. Dessa forma, colabora para um melhor entendimento da realidade – seja em escala local ou global –, identificando e propondo soluções para desafios sociais, econômicos e políticos. Nesse processo, ele acaba por desempenhar um papel central na formulação de caminhos rumo à inclusão e à equidade social.

ONDE TRABALHA

É na esfera pública e em organizações civis onde se concentram as oportunidades de carreira para o cientista social, que pode trabalhar em secretarias, ministérios, instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento de políticas públicas, equipamentos culturais como museus, além de ONGs e fundações. Nesses e em outros espaços, ele pode atuar em áreas como desenvolvimento sustentável, direitos humanos, acessibilidade, educação, promoção e salvaguarda de cultura, planejamento urbano e populações indígenas e quilombolas.

Na iniciativa privada, o cientista social encontra oportunidades nas áreas de recursos humanos, marketing e relações internacionais; na produção de documentários e programas de TV; no desenvolvimento de perícias e laudos; e na pesquisa de tendências de comportamento e hábitos de consumo. Na política, pode realizar assessoria de parlamentares, sindicatos, partidos e associações.

Sem esquecer um dos nichos mais importantes para a profissão, o do ensino e da pesquisa. Profissionais com mestrado e doutorado podem tentar a carreira acadêmica no ensino superior, enquanto graduados com habilitação em licenciatura podem atuar como professor de Sociologia no ensino médio.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

As Ciências Sociais possuem três áreas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. De forma simplificada e genérica, a Antropologia tem como foco o estudo do ser humano (origem e evolução) e suas diversas culturas; a Ciência Política, os sistemas, organizações e processos políticos; e a Sociologia, questões relacionadas ao funcionamento da sociedade, como relações de trabalho, classes sociais, papéis de gênero, pobreza etc.

O estudante pode se graduar em bacharelado (para ser pesquisador) ou em licenciatura (para ser professor do ensino médio). As grades curriculares das duas modalidades são semelhantes, com a diferença das disciplinas voltadas ao ensino-aprendizagem no caso da licenciatura.

Na UFC, até a metade do curso, os graduandos estudam teorias de cada uma das três áreas, em diferentes graus de complexidade, à medida que os semestres avançam. Depois, escolhem disciplinas optativas específicas daquelas nas quais desejam seguir e decidem se permanecem nela ou não.

Alguns exemplos de optativas são Instituições Políticas Brasileiras; Cultura e Comportamento Político; Crime, Violência e Conflitos Sociais; Estudos de Gênero; Comunicação Midiática e Opinião Pública; Cultura Brasileira e Identidade Nacional; Antropologia da Arte; Antropologia da Economia; Saberes e Culturas Afro-Brasileiras; Estado, Ética e Direitos Humanos; Sociologia Urbana; Sociologia da Educação; Estado e Movimentos Sociais; Teorias da Democracia; Estudos Indígenas no Ceará; Antropologia da Religião e Antropologia da Saúde.

Fora das salas de aulas, os estudantes podem participar de diversos projetos de pesquisa, grupos, laboratórios e núcleos de estudos.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (av. da Universidade, 2995, Benfica, Centro de Humanidades 3, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado e licenciatura / Duração: bacharelado – 8 semestres; licenciatura – 9 semestres / Turno: bacharelado – integral; licenciatura – integral (vespertino e noturno) / Número de vagas: bacharelado – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; licenciatura – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.