Área do cabeçalho

Design digital

O QUE FAZ

As principais diferenças entre os cursos de Design e Design Digital já ficam claras pelo nome que acompanha o segundo curso. Designers digitais, além de desenvolverem designs em si, precisam se concentrar em campos relacionados à tecnologia, como desenvolvimento de interfaces digitais, design de jogos, de aplicativos e de mídias digitais.

Sabe a facilidade que você sente ao experimentar um produto intuitivo e automatizado? Os responsáveis por isso são os designers digitais, especializados na criação, planejamento, organização e produção de interfaces interativas para softwares, websites e outros produtos, que devem atender a critérios como acessibilidade, ergonomia e usabilidade.

Para isso, a atuação desse profissional na elaboração de projetos – que normalmente combinam informações artísticas, culturais, tecnológicas e visuais – ocorre de maneira contextualizada com características históricas e culturais, potencialidades tecnológicas e aspectos de desenvolvimento das comunidades. O trabalho envolve pesquisa com usuários, criação de wireframes, prototipagem e testes de usabilidade, entre outras etapas.

Designers digitais também desenvolvem elementos visuais, como logotipos e paletas de cores, garantindo que a identidade visual seja transmitida de forma coesa; criam gráficos, imagens e vídeos, para serem compartilhados em plataformas de mídia social; e criam animações para jogos e projetos digitais, além de vários outros.

Uma curiosidade sobre a profissão é sua inserção em áreas como Psicologia e Neurociência. O designer digital frequentemente estuda como as pessoas interagem com tecnologia e como suas decisões são influenciadas por diferentes elementos de design.

ONDE TRABALHA


Há uma ampla gama de setores em que o designer digital pode trabalhar, tendo em vista a crescente demanda pela utilização de interfaces interativas e digitais em vários ramos da sociedade, como educação, cultura, arte, entretenimento, publicidade, indústria e varejo.

Muitos dos profissionais são empregados por agências de design, onde trabalham em projetos para uma variedade de clientes, desde pequenas empresas até grandes corporações. Algumas empresas de tecnologia que desenvolvem produtos digitais, como softwares, aplicativos móveis e plataformas on-line, são, frequentemente, fortes polos de trabalho para o egresso.

Departamentos de marketing e publicidade costumam contratar esses profissionais para criar materiais visuais para campanhas de marketing digital, mídia social e anúncios on-line. Da mesma forma, startups, principalmente aquealas focadas em tecnologias, dependem fortemente de designers digitais para ajudar a criar e desenvolver suas plataformas e produtos.

Outros designers preferem trabalhar de forma autônoma. Isso lhes confere flexibilidade e oportunidade de atuar em uma variedade de projetos diferentes ao mesmo tempo. Há ainda aqueles que encontram oportunidades no âmbito educacional, lecionando em cursos livres, no ensino técnico ou superior.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


O curso de Design Digital da UFC fornece uma formação híbrida e multidisciplinar, fundamentada em quatro eixos: Artes, Comunicação, Design e Tecnologia. A graduação existe desde 2014, quando foi aprovada para iniciar seus trabalhos em 2015, em Quixadá.

O curso fornece a base completa de estudos sobre teoria do design, princípios de composição visual e tipografia. Os alunos aprendem a criar layouts eficazes e a comunicar visualmente por meio de várias mídias e exploram como projetar interfaces de usuário intuitivas e atraentes para aplicativos móveis, sites e outros produtos digitais.

Os estudantes também aprendem sobre fluxo de usuário, animação, linguagem de marcação (como HTML e CSS) e linguagens de programação (como JavaScript) para criar e desenvolver sites dinâmicos.

É explorado ainda o processo de criação de jogos digitais, incluindo design de níveis, mecânicas de jogo, narrativa interativa e experiência do jogador, além de técnicas de animação digital (2D e 3D), modelagem, texturização e renderização. O curso também contempla o design de mídias digitais diversas e o desenvolvimento de experiências imersivas em ambientes de realidade virtual e aumentada.

Nos quatro semestres iniciais são ministrados componentes curriculares como História da Arte, Desenho I e II, História do Design, Modelagem Tridimensional e Avaliação da Interação Humano-Computador. Já nos quatro períodos finais, Projeto de Interfaces Web, Tipografia, Empreendedorismo e Trabalho de Conclusão de Curso I e II compõem a estrutura curricular da graduação. Algumas disciplinas optativas que o discente pode cursar são Cinema e Animação, Fotografia, Inglês Instrumental I e II, Jogos Eletrônicos, Realidade Virtual, Engenharia de Software, Marketing, Arquitetura da Informação e Matemática Básica.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Quixadá – Campus de Quixadá (av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro Novo, Quixadá, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 50 vagas por ano, com ingresso no 1º semestre.