Direito
O QUE FAZ
A palavra-chave que orienta a atuação dos profissionais graduados em Direito é “justiça”, não apenas no sentido legal, mas também como um princípio que norteia diversas atribuições desse campo. Solucionar questões, mediar conflitos e defender interesses são algumas das relevantes responsabilidades desses graduados.
Durante o curso de Direito o estudante é capacitado para compreender as particularidades do ordenamento jurídico, desenvolvendo habilidades analíticas e interpretativas. Os bacharéis em Direito são os profissionais responsáveis por planejar e organizar a aplicação das leis, sempre considerando diretrizes como justiça, equidade e respeito aos direitos individuais.
A versatilidade do campo jurídico oferece diversas trajetórias profissionais para aqueles que se dedicam ao estudo e à prática do Direito, moldando e organizando estruturas legais que sustentam uma sociedade justa e equitativa.
Pense na sala de aula com debates acalorados sobre casos jurídicos; nas bibliotecas repletas de códigos e jurisprudências; nos estágios em escritórios de advocacia; nos tribunais onde ocorrem julgamentos importantes. A maneira como os profissionais formados em Direito atuam, seja na defesa dos direitos individuais, seja na resolução de conflitos ou na promoção da justiça social, é certamente influenciada pela sólida formação proporcionada pela graduação.
ONDE TRABALHA
O passo inicial nesta carreira é desempenhar a função de advogado. Esses profissionais cumprem um papel fundamental na representação tanto de pessoas jurídicas, como empresas e instituições, quanto de pessoas físicas, os indivíduos. O advogado projeta estratégias legais, planeja e organiza a defesa dos interesses dos seus clientes, sempre pautado pela ética e pela busca da justiça.
O serviço público também oferece ótimas oportunidades para a carreira de magistrados, que inclui juízes, desembargadores ou ministros de tribunais superiores. Esses profissionais desempenham variadas atividades, como julgar processos, emitir despachos, proferir sentenças e assegurar a proteção dos direitos.
Além dessas opções, graduados em Direito também podem atuar nos campos do Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Internacional, Direito Ambiental, Direito Comercial, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Trabalhista, nos quais contribuem para a resolução de diversas questões. Outras possibilidades são as consultorias e assessorias jurídicas a empresas. Há também oportunidades como delegado de polícia, envolvendo a coordenação de investigações, expedição de documentos e condução de inquéritos, assim como o papel de procurador público, que atua nos tribunais na defesa dos direitos.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
Graduação mais antiga da Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso de Direito surgiu em 1903 na Faculdade Livre de Direito do Ceará, sendo federalizado durante a criação da UFC, em 1953.
No processo de formação, são abordados aspectos práticos da profissão, como a redação de peças jurídicas, a participação em audiências, a resolução de litígios e a compreensão das nuances do sistema judicial. O advogado, ao escolher essa carreira, encontra-se em uma posição única para influenciar positivamente a sociedade na defesa dos direitos individuais, na resolução de conflitos ou na promoção da igualdade perante a lei.
Algumas disciplinas ofertadas no curso são: História e Estudo do Direito, Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica, Teoria Econômica e Direito, Ciência Política e Teoria do Estado, Direito Constitucional, Ética e Deontologia Jurídica, Teoria do Direito.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (rua Meton de Alencar, s/n, Centro, Faculdade de Direito-Fadir, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turnos: integral e noturno / Número de vagas: integral – 100 por ano (50 por semestre); noturno – 100 por ano (50 por semestre)