Área do cabeçalho

Enfermagem

O QUE FAZ

A Enfermagem tem como objetivo atender as necessidades de saúde do indivíduo, família ou comunidade, prestando cuidados nas ações de prevenção de doenças, de promoção da saúde e de educação, além das ações curativas, de reabilitação e apoio emocional, junto a uma equipe multidisciplinar, e sempre a partir de uma perspectiva humanizada.

O enfermeiro pode atuar em instituições de saúde ou de forma autônoma, oferecendo seus serviços através da consulta de enfermagem em diferentes situações de saúde ou doença, incluindo aleitamento materno; puericultura; pré-natal; curativos e tratamento de feridas; prevenção em geriatria; acompanhamento de diversos tratamentos de doenças; prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral; consultoria e auditoria de enfermagem; execução e avaliação de programas de saúde; saúde mental; uso de práticas integrativas e complementares de saúde (acupuntura, fitoterapia, arteterapia, auriculoterapia, reflexologia, musicoterapia, entre outras); avaliação geral das condições de saúde e detecção precoce de doenças; e atendimento domiciliar (home care).

ONDE TRABALHA

No âmbito das instituições de saúde, o enfermeiro pode trabalhar em hospitais, clínicas de diferentes especialidades, centros e postos de saúde, serviços de urgência e emergência (Samu), hospitais de reabilitação, maternidade, hospitais pediátricos, hospitais de oncologia, hemocentros, centro de atenção psicossocial (Caps) e ambulatórios. Fora dessa esfera, também estão presentes em empresas, escolas, instituição de longa permanência e órgãos públicos.

No seu escopo de atuação, o enfermeiro é capaz de analisar, levantar problemas, fazer diagnóstico, indicar as intervenções necessárias e, por fim, avaliar os resultados, garantindo a segurança e o conforto do paciente. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), sua contribuição é fundamental para a construção de processos de trabalho, para o fortalecimento das políticas públicas e na organização e gerência dos serviços de saúde.

Ressalte-se a participação desse profissional na Atenção Primária à Saúde (APS), onde desempenha atividades como administração de medicamentos; procedimentos técnicos de enfermagem (curativos, passagens de sonda etc.); exames complementares; e gerenciamento dos insumos da Unidade Básica de Saúde.

O enfermeiro também é essencial na organização e funcionamento dos serviços, uma vez que tem atuação, na maioria das vezes, como gerente ou administrador do setor onde trabalha. Sob sua supervisão está a equipe de auxiliares e técnicos de enfermagem, que também executam ações diretas de cuidado com o paciente.

Outro caminho possível é ingressar na pesquisa e na docência em universidades, a partir de uma pós-graduação na área.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

Durante a formação acadêmica, o aluno tem disciplinas teóricas e práticas relacionadas às ciências biológicas e da saúde, humanas e sociais e ciências da enfermagem.

Entre as pricnipais disciplinas ofertadas ao longo da graduação estão Anatomia e Histologia; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Assistência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica; Assistência em Gestão e Gerenciamento em Enfermagem; Enfermagem do Adulto e Idoso; Bioestatística e Epidemiologia; Saúde Comunitária; Sociologia; Psicologia; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde Mental; e Ética e Legislação.

O último ano do curso é dedicado ao estágio supervisionado (internato), como prática na área hospitalar e na área comunitária.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem-Ffoe, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 80 por ano (40 por semestre).