Área do cabeçalho

Engenharia de computação

O QUE FAZ

A Engenharia de Computação compreende o estudo relacionado majoritariamente às estruturas de hardware e software, incluindo o funcionamento, os modos de produção e a interação entre eles. Seus profissionais atuam no desenvolvimento de tecnologias e soluções ligadas a esses elementos.

Embora compartilhe muitos conteúdos e práticas com áreas afins – a exemplo de linguagem de programação, modelagem de dados, redes de computadores, algoritmos e segurança da informação e outros –, a Engenharia de Computação diferencia-se por sua dimensão mais voltada ao aspecto infraestrutural da tecnologia, formulando e aprimorando elementos que interligam as dimensões física e digital.

Assim, ela abrange áreas como eletrônica, redes de computadores, sistemas embarcados (conjunto de hardware e software) e arquitetura de computadores. Os engenheiros de computação estão preparados para projetar, implementar e gerir sistemas computacionais complexos, trabalhando tanto – ou simultaneamente – com a parte física (hardware) quanto com a lógica de programação (software).

ONDE TRABALHA


As possibilidades relacionadas ao mercado de trabalho para Engenharia de Computação são bastante positivas, com boas remunerações e demanda constante. O egresso do curso pode facilmente trabalhar em empresas privadas ou instituições públicas atuantes em diferentes áreas de produção de bens, comércio, serviços e outros setores.

Pelo perfil profissional e habilidades envolvidas, os engenheiros de computação encontram oportunidades especialmente em segmentos como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, energia, telecomunicações, segurança da informação e automação industrial.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Reunindo conteúdos sobretudo da Ciência da Computação e da Engenharia Elétrica, o curso de Engenharia de Computação traz várias disciplinas desses dois cursos. Entre as fundamentais, predominam diferentes áreas da Matemática (álgebra, geometria analítica, cálculo, probabilidade e estatística) e da Física (computacional, mecânica e eletrônica), além de Química Aplicada à Engenharia.

Entre as matérias mais específicas, aparecem Teoria e Sistemas de Computação, Infraestrutura de Redes, Linguagem de Programação, Banco e Segurança de Dados, Eletrônica Digital e Analógica e Circuitos Elétricos.

Na UFC, o curso é oferecido nos municípios de Fortaleza, Sobral e Quixadá, com currículos que diferem em alguns detalhes relacionados à quantidade e ordem de disciplinas por período letivo, além do nível de complexidade de determinadas matérias ao longo do percurso formativo. Em Fortaleza e Quixadá, os currículos foram reformados, e as novas versões, implementadas em 2024.

De modo geral, nos primeiros semestres, os alunos têm disciplinas como Matemática Discreta, Cálculo Diferencial e Integral, Física Geral, Probabilidade e Estatística, Álgebra Linear, Técnicas de Programação, Estrutura de Dados, Técnicas de Programação, Circuitos Elétricos e Eletromagnetismo. À medida que os períodos avançam, são ofertadas matérias mais específicas como Engenharia de Software, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Projetos de Circuitos Integrados Complexos (chips), Visão Computacional, Computação Quântica, Robótica e Inteligência Computacional, além da carga horária para projetos integradores, projeto de final de curso e estágio supervisionado.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 725, Pici, Fortaleza, CE); Campus de Sobral (rua Coronel Estanislau Frota, 563, Bloco I, Centro, Sobral, CE); Campus de Quixadá (av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro Novo, Quixadá, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 60 por ano, com ingresso no 1º semestre; Quixadá – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre; Sobral – 100 por ano (50 por semestre).