Área do cabeçalho

Engenharia de energias renováveis

O QUE FAZ


O dilema entre a necessidade de energia para mover o mundo e os prejuízos ambientais causados pela intensa exploração de recursos naturais não renováveis – sobretudo petróleo, carvão mineral e gás natural – é uma das maiores discussões da atualidade. À medida que a comunidade científica intensifica os avisos sobre um colapso climático e ondas de calor e enchentes cada vez mais frequentes, a busca por fontes renováveis e menos poluentes vira estratégia prioritária.

É nesse contexto que surge a Engenharia de Energias Renováveis, enquanto campo dedicado especificamente à criação, à implementação e ao gerenciamento de sistemas capazes de produzir, armazenar e distribuir energia a partir de fontes renováveis como vento, luz solar, água e matéria orgânica (biomassa).

O trabalho desse engenheiro inclui fases como a pesquisa por novas tecnologias, estudos de viabilidade ambiental e econômica, observância a regulações e normas, testes e controle de qualidade, com o objetivo de desenvolver soluções seguras, eficientes e com o menor impacto ambiental possível.

Logo, esses profissionais são capacitados para conceber, projetar e fabricar equipamentos, desenvolver instalações e sistemas e estabelecer planos de manutenção e contenção (em casos de acidentes ou ocorrências). Também podem realizar auditorias e estratégias de gestão, estabelecer processos e métodos industriais e coordenar as diferentes etapas da cadeia de produção de energia – desde a análise da melhor localização para a usina ou parque até a seleção de maquinário, logística de transporte e atividades no canteiro de obras, infraestrutura de armazenamento e transmissão, entre outras.

ONDE TRABALHA


Companhias de produção e distribuição de energia solar e eólica, usinas hidrelétricas, geotérmicas (que usa calor do interior da Terra) e de biomassa, indústrias de fabricação de máquinas, equipamentos e peças e empresas de consultoria e análise são alguns dos principais espaços de atuação para engenheiros de energias renováveis.

Oportunidades nesses segmentos encontram-se tanto em empresas públicas quanto privadas ou de economia mista, além de organizações da sociedade civil, do setor produtivo e de logística de hidrogênio verde.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Física, Matemática, Química e Biologia são áreas que integram a parte básica do currículo de Engenharia de Energias Renováveis. Na UFC, a partir do 5º semestre, o estudante passa a ter disciplinas específicas obrigatórias e eletivas em três grandes áreas de formação: Sistemas Mecânicos, Sistemas Térmicos e Sistemas de Energias Renováveis.

Durante o curso, conhecimentos específicos da área são trabalhados em disciplinas como Análise de Sistemas Térmicos, Aerodinâmica, Princípios de Conversão Eletromecânica, Mecânica dos Sólidos em Engenharia de Energias Renováveis, Gestão Ambiental, Laboratório de Energias Renováveis, Propulsão e Geração, Máquinas de Fluxo, Transmissão de Calor, Modelagem, Controle e Simulação de Sistemas, Acumuladores Eletroquímicos de Energia, Energia Solar Térmica, Dinâmica das Máquinas para Energias.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 714, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 40 por ano, com ingresso no 1º semestre.