Área do cabeçalho

Engenharia de minas

O QUE FAZ

Minérios, água e hidrocarbonetos (sobretudo na forma de petróleo, carvão e gás natural) são alguns dos recursos encontrados na superfície ou nas profundezas da Terra, cuja exploração desempenha papel fundamental em várias economias. É o conjunto específico de práticas e conhecimentos relacionados a essa exploração que constitui a Engenharia de Minas. 

Cabe aos seus profissionais planejar, implementar e conduzir diferentes etapas da extração desses recursos, para setores como metalurgia, de combustíveis e explosivos, minerais industriais, de materiais e da construção civil, entre outros, de maneira segura, eficiente e com menor impacto possível ao meio ambiente. Essas etapas podem incluir prospecção e pesquisa de jazidas, fontes e reservas; perfuração, desmonte, escavação, carregamento, transporte, classificação, lavagem, concentração, secagem e embalagem para embarque.

ONDE TRABALHA


O mercado de trabalho para o engenheiro de minas contempla tanto empresas públicas, privadas ou de economia mista quanto órgãos governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público e organizações da sociedade civil. Isso inclui, por exemplo, empresas mineradoras e de construção civil; indústrias petrolíferas, carvoeiras, químicas, de fertilizantes, de cimento e outros materiais; empresas de consultoria ou de prestação de serviços; centros de pesquisa científica ou tecnológica; agências reguladoras e fiscalizadoras, ministérios e secretarias; e instituições de ensino.

 Nesses espaços, o trabalho desse profissional é sistematizar processos para que a matéria-prima possa ser continuamente extraída, transportada e beneficiada, com o menor nível de risco possível para os trabalhadores e ecossistemas envolvidos, bem como viabilidade econômica para os atores da cadeia produtiva.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Assim como em todas as engenharias, a formação em Engenharia de Minas tem como base disciplinas das áreas de Matemática, Química, Física (mais voltadas para a Mecânica) e Computação, que são ofertadas nos primeiros semestres. Já as matérias mais específicas incluem Mineralogia, Geologia, Prospecção de Depósitos, Planejamento de Mina, Hidrogeologia, Gestão Ambiental na Mineração, Legislação Ambiental, entre outras – muitas delas associadas à intensa carga horária prática em laboratório. Há ainda disciplinas dedicadas ao uso de softwares necessários para a criação, o desenvolvimento e a implantação dos projetos nas mais diversas áreas da mineração. 

Na UFC, a criação do curso de Engenharia de Minas no Campus da UFC em Crateús integrou a política de expansão da educação superior e permitiu que a universidade passasse a atuar em todas as macrorregiões do estado do Ceará. Essa expansão, indispensável para o desenvolvimento socioeconômico do estado, é o instrumento que permite suprir a carência de profissionais qualificados em áreas estratégicas, não apenas na região em que se situa, como também em todo o país. A primeira turma ingressou em 2016.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Crateús (av. Professora Machadinha Lima, s/n, Príncipe Imperial, Crateús, CE)/ Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.