Área do cabeçalho

Engenharia de produção

O QUE FAZ

Profissionais de Engenharia de Produção são responsáveis por planejar, implementar e otimizar sistemas produtivos de bens e serviços em diferentes tipos de organizações, a partir de uma visão holística integrada dos processos industriais, logísticos e de gestão, buscando sempre maximizar a eficácia, eficiência, qualidade e rentabilidade das operações.

Esses engenheiros atuam em diversas áreas, incluindo engenharia de operações e processos de produção, gestão da cadeia de suprimentos, controle de qualidade, pesquisa operacional, engenharia do produto, gestão de projetos, engenharia organizacional, engenharia econômica, engenharia do trabalho, logística e pesquisa operacional. São profissionais que atuam como maestros, orquestrando o uso dos recursos de maneira a otimizar fluxos, identificar oportunidades de melhorias e reduzir desperdícios, custos e tempo de produção.

Engenheiros de produção também têm um papel importante na gestão de pessoas, liderando equipes multidisciplinares e promovendo um ambiente de trabalho seguro e colaborativo. Eles utilizam ferramentas e técnicas de engenharia, administração e tecnologia da informação em processos decisórios em nível estratégico, tático e operacional.

ONDE TRABALHA


Engenheiros de produção têm um amplo mercado de trabalho em diversas esferas da economia, incluindo indústrias de manufatura, empresas de serviços, consultorias, instituições financeiras e órgãos governamentais.

Eles podem atuar em companhias de diversos portes, desde as pequenas empresas até multinacionais, ocupando cargos de supervisão, gerência ou diretoria. Suas habilidades em gestão de processos e projetos são bastante valorizadas pelas organizações, que buscam aumentar a competitividade e eficiência.

Setores como metalomecânico, eletroeletrônico, químico, petroquímico, ceramista, construção civil, transporte, têxtil, bebidas e alimentos, agroindústria e bancário são exemplos com boas oportunidades. Mas com um mercado que demanda soluções tecnológicas para problemas cada vez mais complexos, os engenheiros de produção têm ganhado espaço sobretudo em empresas de tecnologia e startups, atuando como gerentes de projeto.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


No curso de Engenharia de Produção da UFC, componentes curriculares de Cálculo, Física, Química e Estatística introduzem o aluno no curso e integram a base do conteúdo ministrado ao longo dos anos. A graduação capacita o estudante para atuar em aspectos tecnológicos da produção, como mecânica aplicada, engenharia dos fluidos, engenharia de materiais e engenharia ambiental; além de aspectos gerenciais, como administração estratégica, gestão de custos, logística empresarial, planejamento e Controle da produção e otimização.

Na integralização curricular, o aluno cursa as disciplinas Sistema de Informação Gerencial, Controle Estatístico de Processo, Planejamento e controle da Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Máquinas de Fluxo e Higiene Industrial e Segurança do Trabalho.

Outras disciplinas ofertadas são Engenharia Econômica e Financeira, Matemática Aplicada e Estatística, Gestão da Produção e Operações, Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua, Logística e Cadeia de Suprimentos, Engenharia de Produto e Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Projetos e Ergonomia e Gestão de Operações de Serviços.

A grade curricular tem 51 componentes obrigatórios e 251 optativos, formando um excelente profissional capaz de atuar em problemas complexos. Além das atividades complementares e de componentes curriculares de formação básica e profissionalizante, existem os conteúdos específicos, voltados a extensões e aprofundamentos.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 735, Pici, Fortaleza, CE); Campus de Russas (rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária, Russas, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza: 60 por ano, com ingresso no 1º semestre; Russas: 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.