Área do cabeçalho

Engenharia elétrica

O QUE FAZ

A Engenharia Elétrica é um campo fundamental para o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável da sociedade. O curso de graduação em Engenharia Elétrica oferece uma formação robusta e diversificada, preparando o futuro engenheiro eletricista para atuar em várias atividades que impactam diretamente o cotidiano das pessoas, a evolução tecnológica e o desenvolvimento energético e industrial do país.

Dedicado principalmente ao estudo e aplicação da eletricidade, do magnetismo e da eletrônica, esse campo de conhecimento permanece em constante evolução, à medida que novas tecnologias e aplicações emergem. Desde o projeto de complexos sistemas de energia até a inovação em dispositivos eletrônicos, a Engenharia Elétrica se adapta continuamente para atender às demandas modernas, garantindo seu papel crucial no avanço tecnológico e na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Capacitado em áreas como Eletrotécnica, Sistemas de Potência, Programação, Eletrônica Analógica e Digital, Automação e Controle de Sistemas e Princípios de Comunicação, o engenheiro eletricista pode trabalhar em áreas como projetos elétricos (residenciais, industriais e hospitalares), planejamento energético (geração, distribuição e transmissão de energia), automação industrial e desenvolvimento de sistemas em hardware e software.

O currículo abrangente dessa graduação também habilita o futuro profissional a atuar em setores relativamente mais novos e de grande potencial de desenvolvimento, como energias renováveis, veículos elétricos, robótica e inteligência artificial.

ONDE TRABALHA


O mercado de trabalho é abrangente, incluindo perspectivas tanto na iniciativa privada quanto no setor público e, a depender do perfil do profissional, ligadas a uma atuação mais administrativa ou mais técnica, integrando ou gerenciando equipes multidisciplinares.

Na iniciativa privada, o engenheiro eletricista pode atuar em indústrias de diferentes setores, além de empresas de telecomunicações, de sistemas de informática, construtoras, empreiteiras e consultorias. Na construção civil, esse engenheiro é responsável pelo projeto dos circuitos elétricos em residências, prédios comerciais, hospitais e indústrias. Na área específica de energia elétrica, o profissional pode trabalhar em usinas (hidrelétricas, termelétricas, parques eólicos ou fotovoltaicos) e em concessionárias, nas etapas de geração, transmissão e distribuição.

No setor público, destacam-se as possibilidades de trabalho nas agências reguladoras, órgãos governamentais e estatais. O profissional também pode se dedicar à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias em fundações ou universidades.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Matemática (Cálculo, Estatística e Álgebra), Física (teórica e experimental), Programação, Química e Desenho Técnico são disciplinas do ciclo básico de Engenharia Elétrica, ofertadas no 1º ano do curso. Elas preparam o ingressante com a base necessária para as disciplinas técnicas e profissionalizantes estudadas a partir do 2º ano.

As disciplinas obrigatórias visam oferecer ao aluno uma visão das diversas áreas da Engenharia Elétrica e trabalham tanto a teoria quanto, na maioria delas, a aplicação prática dessa teoria, através de aulas de laboratório em que o aluno reproduz experimentos sob a supervisão de professores.

Alguns exemplos são Instalações Elétricas; Eletrônica Digital; Circuitos Elétricos I e II; Microprocessadores; Eletrônica Analógica; Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Controle de Sistemas Dinâmicos; Máquinas Elétricas e Princípios de Comunicações.

Já as disciplinas optativas permitem ao aluno escolher uma ou mais áreas da Engenharia Elétrica em que deseja se especializar. Inteligência Computacional Aplicada, Produção de Energia Elétrica, Redes de Computadores, Mercado de Eletricidade e Fontes Alternativas de Energia são algumas que integram a grade curricular.

Ao final do curso, os estudantes devem realizar um estágio obrigatório, que proporciona experiência prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação a partir da lógica do mercado.

Na UFC, o curso de Engenharia Elétrica está entre os mais antigos e tradicionais, completando cinco décadas de funcionamento em 2024. Desde 2006, passou a ser ofertado também em Sobral. Em Fortaleza, a estrutura curricular foi reformada, com atualizações que entraram em vigor no semestre 2023.1.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 705, Pici, Fortaleza, CE); Campus de Sobral (rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza: 100 por ano, com ingresso no 1º semestre; Sobral: 100 por ano (50 por semestre).