Área do cabeçalho

Engenharia mecânica

O QUE FAZ

Projetar máquinas, elaborar protótipos e efetuar o controle de qualidade são apenas algumas das funções do engenheiro mecânico. A partir de conhecimentos em Matemática e Física, esses profissionais estão inseridos no setor industrial, onde são os cérebros responsáveis por seu funcionamento.

As criações da Engenharia Mecânica vão de simples brinquedos até os mais potentes motores para carros de corrida. Com criatividade e senso crítico, o profissional move o setor industrial ao coordenar projetos, desenvolver técnicas e ferramentas, conduzir experimentos, garantir a segurança das instalações, calcular quantidade de matéria-prima a ser utilizada e elaborar protótipos.

Além disso, seu papel na indústria ainda está relacionado à missão de criar, aprimorar e executar a manutenção de equipamentos e métodos de transmissão de energia, desenvolver sistemas de automação, planejar sistemas de aquecimento e refrigeração e projetar peças e engrenagens.

Para além de sua participação nesse setor, a profissão ainda permite atuar na área de vendas e suporte, bem como seguir carreira na academia, desenvolvendo pesquisas e trabalhando como docente do ensino superior.

ONDE TRABALHA


Sendo uma área necessária para a expansão industrial, o mercado de trabalho é amplo para o engenheiro mecânico. Em 2021, o Anuário Estatístico da UFC constatou que o setor industrial é onde está a maior parte dos profissionais formados pela universidade, seguido pelo setor de serviços, setor público e, por fim, setor de comércio.

O engenheiro mecânico pode trabalhar na indústria metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, aeronáutica, aeroespacial, automobilística, alimentícia, de autopeças, em usinas de açúcar e álcool, na agroindústria e no setor imobiliário. Além disso, suas atribuições são requisitadas para o desenvolvimento de fontes renováveis de energia e para a manutenção de instalações elétrica, sanitária e de tubulação em empresas.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Existente desde 1955, a graduação já formou mais de mil profissionais. As disciplinas são divididas entre Conteúdo Básico, que proporciona os pilares científicos e tecnológicos; Conteúdo Profissionalizante, que promove a capacitação instrumental do aluno; Conteúdo Específico, que aprimora técnicas avançadas em áreas distintas da Engenharia Mecânica; Conteúdo de Atividades Complementares e Humanísticas, que articula teoria e prática; e Conteúdo Especial de Extensão, que objetiva um aprendizado ético e humanístico além do ensino em sala de aula.

Nessa trajetória, o discente de Engenharia Mecânica se depara com diversas disciplinas básicas da Matemática (Álgebra Linear e Cálculo), da Física e da Química e disciplinas específicas como Mecânica dos Sólidos, Elementos de Máquinas, Vibrações Mecânicas, Metrologia, Máquinas de Fluxo, Refrigeração e Condicionamento de Ar e Motores Térmicos.

Ao final do curso, o egresso está apto a ingressar de imediato no mecado de trabalho, ou pode optar pela especialização em determinada área, como Engenharia Automobilística, Processos de Fabricação e Fontes Renováveis de Energia.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Tecnologia, Bloco 714, Pici, Fortaleza, CE); Campus de Russas (av. Felipe Santiago, 411, Russas, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 60 por ano, com ingresso no 1º semestre; Russas – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.