Área do cabeçalho

Farmácia

O QUE FAZ

O escopo profissional do farmacêutico inclui diversas atividades, tanto em redes particulares quanto no sistema público de saúde. A lista inclui desde a produção de medicamentos e cosméticos até a farmácia clínica (na qual o profissional revisa e administra medicamentos, realiza testes rápidos, entre outros serviços), a assistência farmacêutica e a execução de análises clínicas, toxicológicas e bromatológicas (análise da composição de alimentos).

Seja qual for o seu campo de atuação, o farmacêutico deve estar apto a desenvolver ações de prevenção de doenças e agravos à saúde, bem como de promoção, proteção e reabilitação da saúde, em prol do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade. Sua prática deve ser realizada de maneira integrada e contínua, em parceria com uma equipe multidisciplinar e considerando todos os níveis de atenção à saúde, pautada por princípios de ética e bioética. Da mesma forma, seu trabalho deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões com base em evidências científicas e na escuta ativa.

Pense, por exemplo, nas pesquisas para desenvolvimento de novos fármacos; na fabricação, controle de qualidade e distribuição de medicamentos para as unidades de saúde; nos serviços disponíveis em uma farmácia comunitária ou hospitalar; nas consultas farmacêuticas, onde são identificados problemas e esclarecidas dúvidas sobre medicamentos; na manipulação de medicamentos; nos resultados de exames. Tudo isso envolve o trabalho de um farmacêutico.

ONDE TRABALHA

A versatilidade e os conhecimentos abrangentes do farmacêutico o tornam parte essencial do sistema de saúde. Ele pode exercer funções em indústrias, elaborando fármacos, vacinas, cosméticos e produtos alimentícios; prestar serviços em farmácias comunitárias ou hospitalares; pode desenvolver atividades em bancos de leite e hemocentros; realizar análises clínicas e toxicológicas ou desenvolver técnicas e métodos em laboratórios, hospitais e na perícia forense; e até mesmo explorar a área de Biologia Molecular no estudo de material genético.

O profissional pode ainda atuar na vigilância sanitária, nos órgãos reguladores e na gestão de serviços de saúde, tanto em instituições públicas quanto privadas; exercer a docência no ensino superior ou trabalhar como consultor, elaborando pareceres, laudos e atestados dentro de sua área de competência.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

A formação do estudante de Farmácia visa ao desenvolvimento de competências para o exercício de atividades em diferentes áreas de atuação e está estruturada em três eixos: cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão em saúde. A estrutura curricular do curso na UFC contempla conteúdos das ciências humanas, sociais, exatas, biológicas, da saúde e das ciências farmacêuticas e articula a formação acadêmica à atuação profissional, com atividades teóricas, práticas, em laboratórios, visitas de campo e estágios curriculares. O ensino está articulado de forma integral com a pesquisa e a extensão.

Um dos grandes diferenciais do curso é seu compromisso com a inovação e a pesquisa. Os alunos são encorajados a participar de projetos desde o início do curso, o que os prepara não apenas como farmacêuticos, mas como cientistas capazes de contribuir para o avanço da ciência farmacêutica e para as necessidades do sistema de saúde.

Algumas disciplinas ofertadas no curso de Farmácia são Anatomia, Histologia e Embriologia, Química Orgânica e Analítica, Físico-Química, Farmacognosia, Fisiologia, Farmacologia, Farmacotécnica, Química Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmacoepidemiologia, Microbiologia, Parasitologia, Bioquímica, Cuidado Farmacêutico, Toxicologia, Hematologia, Gestão Farmacêutica, Produção de Medicamentos e Cosméticos e Imunologia Aplicada.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem-FFOE, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 100 por ano (50 por semestre).