Feira das profissões 2024
A Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um evento que oferece uma oportunidade única para estudantes do ensino médio conhecerem de perto os cursos de graduação da instituição. A edição de 2024 é realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Convivência do Campus do Pici, em Fortaleza, funcionando em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Durante o evento, os visitantes podem explorar 80 estandes representando todas as graduações presenciais da UFC, tanto da Capital quanto do Interior. Cada estande é coordenado por alunos da Universidade, que estão disponíveis para tirar dúvidas e fornecer informações detalhadas sobre os cursos, como o mercado de trabalho, forma de ingresso e a estrutura curricular.
A Feira também conta com espaços nos quais os visitantes poderão obter informações sobre programas de bolsas, auxílios, intercâmbios, estágios e outras oportunidades oferecidas pela instituição. Além disso, há uma extensa programação com dicas sobre ENEM, eventos culturais e vivências relacionadas a cursos da Universidade (veja programação abaixo).
A Feira das Profissões tem como objetivo ajudar os estudantes a fazerem escolhas acadêmicas mais conscientes, possibilitando o contato direto com quem já faz parte da comunidade universitária. Embora o foco principal do evento seja o público do ensino médio, a Feira das Profissões é aberta ao público em geral. O acesso é gratuito.
Espaço do evento
A Feira das Profissões ocorre na área circunvizinha ao Centro de Convivência do Campus do Pici, próximo ao Restaurante Universitário. Veja onde ocorre cada atividade:
Auditório do Centro de Ciências
Neste espaço, serão realizadas a cerimônia de abertura e aulas para auxiliar os estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Estacionamento do Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Aqui ficam localizados os estandes dos cursos de Ciências Agrárias e de Gestão e Negócios, bem como as atividades das Tendas de Vivências.
Centro de Convivência
No térreo, ficam o Palco “Meu Curso é show”, com atividades culturais, e os estandes de serviços da Universidade.
No primeiro andar, ficam localizados os estandes das seguintes áreas: Ciências Jurídicas; Ciências e Tecnologias, Economia Criativa e Artes; Ciências Marinhas; Educação e Humanidades; Movimentação e Bem Estar; e Saúde.
Programação
Terça-feira | 17 de setembro de 2024
Sala do Futuro (Auditório Ícaro de Sousa Moreira, Bloco 902, Centro de Ciências, Campus do Pici)
9h – 10h
Abertura da Feira das Profissões da UFC
(Universidade Federal do Ceará, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, FIEC-CE)
10h – 11h
Redação nota 1000 – Prof. Diego Pereira
Diego Pereira é graduado e licenciado em Letras – Português e Literatura pela UNIFOR/UECE. Leciona no Curso de Redação que mais gerou notas 1000 na história do Enem no Brasil. É autor do livro Curso de Redação para ENEM e Particulares (TPL, 2024, 11ª edição), bem como da coleção Redação ENEM: Chego Junto, Chego a 1000 (EDR, 2017, 2ª edição), publicada pela Fundação Demócrito Rocha.
(*) Sorteio do livro Curso de Redação para ENEM e Particulares (11ª edição) – Prof. Diego Pereira
16h – 17h
A Matemática do ENEM sem achismo – Prof. Samyo Praciano
Prof. Samyo Praciano é graduado em matemática pela UFC. Professor de matemática na rede particular e professor no curso Samyo Praciano, método SP (Samyo Praciano), o curso de Matemática que mais aprova em Medicina no Ceará.
Palco “Meu Curso é Show” – Centro de Convivência – Campus do Pici
10h – 10h40
Cia de Dança da UFC – Apresentação Cacos
A Cia de Danca do IEFES-UFC apresenta a performance CACOS. Em comemoração aos 10 anos completados em 2024, vamos (re)lembrar, (re)formular e (re)viver as performances e coreografias já apresentadas. Com os cacos e seus resquícios, queremos mostrar o que veio antes e, talvez, de forma muito ousada, prever o que está por vir. Interligamos diferentes tempos, temas, linguagens e sentidos, fazemos a soma, a fusão de nossos cacos, aproximando os pedaços ilusoriamente soltos e desconexos.
11h
Beatriz Bandeira
Beatriz Bandeira é cantora e compositora cearense. Lançou, no final de 2019, seu primeiro single “Eu(você)”, já disponível em todas as plataformas digitais e em 2021 participou da criação do EP “Filhes de ninguém” e “Cearás do amanhã”, com produção musical de Cláudio Mendes. Fez shows em grandes palcos como Festival Elos, onde abriu o show de Elza Soares em 2019 e Gal Costa em 2021. Foi contemplada pelo “Projeto Revelarte” da casa de vovó Dedé em 2019, onde assinou seu primeiro show solo. E em 2023, fez participação especial no concerto da “Camerata de cordas da UFC” ao lado da cantora Leila Pinheiro.
13h – 14h30min
Segue o baile e Projeto Zumbi da Rádio Universitária
Desde 2018, o programa Zumbi traz uma seleção de rap e outras artes do canto falado, todos os domingos, das 18h às 20h, na Rádio Universitária FM 107,9. A produção conta ainda com entrevistas com artistas, produtores e pesquisadores e matérias sobre temas relevantes na cultura hip hop e nas artes periféricas. Também faz parte do projeto Zumbi – O Rap na Universitária FM o programa Segue o Baile, estreado no Dia dos Estudantes de 2023. A atração da FM 107,9 nas noites de sexta-feira traz muito pop, trap, funk, piseiro e nova MPB, para esquentar o “sextou” universitário.
14h – 15h
O além também pod com Marie Curie
O Além também pod com Marie Curie é uma encenação autobiográfica sobre a vida de Marie Curie, que acontece em um formato de Podcast, como se a cientista viesse diretamente do além para participar do programa e falar um pouco sobre sua vida, principalmente suas descobertas científicas. As questões abordadas são a sua infância, como foi estudar na Universidade de Sorbonne, como conheceu seu marido Pierre Curie, seu papel na descoberta da radioatividade etc. No final, uma surpresa inesperada acontece com a chegada de Pierre Curie que também vem do além para mostrar a Seara da Ciência a sua amada.
14h30min – 15h
FazerArte e Som da Terra
Este é um grupo formado por bolsistas da linguagem musical dos projetos FazerArte e Som da Terra, projetos da Divisão de Bem-Estar (DBEST) da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) da PROGEP, que contam com bolsas do PPCA. Entre os objetivos desses projetos, estão: promover a qualidade de vida dos servidores da UFC por meio de linguagens artísticas e contribuir para a formação profissional dos bolsistas. Nesse sentido, o grupo apresentará músicas nordestinas com arranjos e coreografia elaborados pelos próprios bolsistas.
15h – 15h30
Midiadança – Exibição Videodança
O Midiadança é um projeto dedicado à criação e pesquisa em dança e multimídia, promovendo um diálogo entre o corpo, a tecnologia e a acessibilidade. No contexto da Feira das Profissões, o projeto Midiadança apresenta uma mostra especial que destaca como a dança, aliada à tecnologia e à multimídia, contribui de forma significativa para a sociedade. Com obras que exploram a criatividade, o corpo e a interação com o espaço urbano e digital, a mostra reforça o papel do curso de Dança na formação de profissionais capazes de transformar a realidade por meio da arte.
16h – 16h30
Camerata de Cordas da UFC
A Orquestra de Cordas da UFC e a Ensemble de Cordas da UFC se apresentarão na Feira das Profissões. Composta por estudantes da graduação e extensão, os dois grupos musicais apresentarão um repertório eclético que vai do erudito ao popular. Entre as músicas apresentadas estão: Concerto em Sol Maior “Alla Rustica”, de Vivaldi; o tema do ballet “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky; Apollo Suite, de M. Isaac; Mucuripe, de Belchior e Clocks, de Coldplay.
Programação Expositiva – Centro de Convivência – Campus do Pici
8h-17h
Arte sob o microscópio
O “Arte sob o Microscópio” leva sua V edição para a Feira das Profissões da UFC. A exposição, desde a sua criação, preza pela união entre arte e ciência, revelando uma visão artística de imagens capturadas por diferentes técnicas de microscopia, fundamentais para o avanço de pesquisas. “Micro-organismos e suas epidemias” é a temática que te aguarda nos dias 17, 18 e 19; um olhar poético e diferente sobre doenças que, provavelmente, você viveu ou já ouviu falar em algum momento de sua vida e agora poderá apreciar a beleza que suas imagens revelam.
Tendas de Vivências – Estacionamento – Instituto de Cultura e Arte – Campus do Pici
8h – 12h
Preservação do conhecimento: como cuidar do patrimônio documental (Curso de Biblioteconomia)
O Laboratório de Preservação, Conservação e Restauro de Acervos do curso de Biblioteconomia visa desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no que no campo da preservação, conservação e restauro de obras diversas e documentos. Assim, para apresentar o trabalho e as práticas realizadas neste laboratório, como vivências, os estudantes do curso apresentarão práticas de higienização de documentos, encadernação, marmorização e pequenos restauros, bem como algumas das ferramentas utilizadas no LABPRES.
8h – 12h
Mundo Mágico da Química: Experimentos e Descobertas (Curso de Química – Bacharelado)
Descrever os objetivos da Química dentro de uma sociedade e as características do curso dentro da UFC.
8h – 12h
Engenharia Elétrica: Bicicleta Geradora de Energia e Paineis Fotovoltaicos (Curso de Engenharia Elétrica – Fortaleza)
Como pode ser gerada a Energia Elétrica ? Nesta vivência são apresentados dois exemplos: paineis fotovoltaicos (FV), e… uma bicicleta… Paineis FV são fontes renováveis que estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, mas que podemos conhecer um pouco mais sobre seu funcionamento com uma demonstração prática. E outra demonstração prática de geração é uma bicicleta equipada com um gerador que converte as pedaladas em eletricidade suficiente para acender lâmpadas. Durante o evento, os visitantes poderão pedalar na bicicleta para gerar energia, e participar de competições – experimentando, de forma interativa, como a energia cinética pode ser transformada em energia elétrica, promovendo a conscientização sobre fontes de energia renováveis e a importância da sustentabilidade. Além disso, busca-se incentivar a prática de atividades físicas de maneira divertida e educativa!
8h – 12h
Exposição Projetos MiniBja, Aerodesign e GDae (Curso de Engenharia Mecânica – Fortaleza)
A atividade trará a exposição de protótipos desenvolvidos no curso de engenharia mecânica, incluindo três protótipos: veículo offroad, aeromodelo e protótipo de um foguete. A atividade visa fazer uma amostragem do protótipo mini baja, apresentando os interesses correlacionados a engenharia mecânica e promover a análise do projeto, explicando detalhadamente os subsistemas do carro. A amostragem trará a exposição e explicação do projeto e da construção de um foguete, e contará com um aeromodelo, o protótipo será apresentado quanto ao seu projeto, funcionamento e objetivo.
13h – 17h
Hackeie Seu Futuro: Descubra o Poder da Segurança da Informação (Curso de Segurança da Informação)
O curso é uma jornada que capacita os alunos a explorar e dominar as técnicas essenciais para proteger dados e sistemas, oferecendo ferramentas para construir uma carreira sólida e cheia de oportunidades em um campo cada vez mais crucial no mundo digital. É um convite para aprender a antecipar ameaças, resolver problemas complexos e se tornar um guardião da informação em um mundo onde a segurança é prioridade máxima. Nosso objetivo por meio deste evento é mostrar uma prévia do quão rico é o curso de segurança da informação e o quão rápido ele cresce ao longo dos anos.
13h – 17h
Quimicamente! (Curso de Química – Licenciatura)
Os alunos do ensino médio frequentemente lembram da Química por suas explosões e cores, e pretende-se mostrar que ela vai muito além disso, apresentando a importância dos processos químicos no cotidiano, no modo de vida, e até na manutenção da vida, em si. Para tanto, serão apresentados experimentos que possam ser relacionados com temas do dia a dia, e que demonstrem na prática aquilo que eles apenas conhecem pelos livros na escola.
13h – 17h
Engenharia Elétrica e Ramo Estudantil do IEEE: A Robótica e suas Aplicações (Curso de Engenharia Elétrica – Fortaleza)
Que tal conhecer alguns projetos com robôs que estão sendo desenvolvidos por alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica ? Nessa vivência mostraremos que a robótica não se trata apenas de robôs “bonitinhos”, mas que eles tem diversas aplicações práticas relevantes: mostraremos o projeto Pathfinder, que se trata de um “carrinho” com sensores que visa realizar o mapeamento de terrenos acidentados de difícil acesso; teremos um braço robótico para demonstração das possibilidades de aplicação desse tipo de robô; um robô móvel em que o controle remoto se encontra no próprio celular; e, por fim, nosso querido mascote, o “cachorrinho-robô” Chewbacca.
13h – 17h
As tecnologias desenvolvidas para estudos e pesquisas na superfície e interior da crosta para dimensionar e determinar recurso mineral economicamente viável. (Curso de Geologia – Bacharelado)
A imersão em diversas áreas da Geologia, que se aplicam a múltiplas habilidades necessárias ao mercado de trabalho.
Apresentará forte contextualização da importância da geologia para a sociedade, bem como das diversas áreas que o profissional geólogo pode atuar.
Contato com rochas e minerais que representam o principal objeto de trabalho e pesquisa.
Através destes é possível entender a magnitude da crosta terrestre quanto ao fornecimento de todos os recursos minerais necessários à manutenção da vida e do desenvolvimento social.
Apresentando os principais materiais de trabalho do geólogo e alguns dos equipamentos de pesquisa visando demonstrar as tecnologias desenvolvidas para estudos e pesquisas na superfície e interior da crosta.
13h – 17h
Exposição Projetos MiniBja, Aerodesign e GDae (Curso de Engenharia Mecânica – Fortaleza)
A atividade trará a exposição de protótipos desenvolvidos no curso de engenharia mecânica, incluindo três protótipos: veículo offroad, aeromodelo e protótipo de um foguete. A atividade visa fazer uma amostragem do protótipo mini baja, apresentando os interesses correlacionados a engenharia mecânica e promover a análise do projeto, explicando detalhadamente os subsistemas do carro. A amostragem trará a exposição e explicação do projeto e da construção de um foguete, e contará com um aeromodelo, o protótipo será apresentado quanto ao seu projeto, funcionamento e objetivo.
13h – 17h
Vivências e Desafios Desvendados na Feira das Profissões da UFC (Curso de Enfermagem)
Na Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará (UFC), as acadêmicas de Enfermagem terão a oportunidade de dividir com futuros estudantes as vivências do curso e os desafios que enfrentam na profissão. O evento, que visa orientar e inspirar jovens interessados na área da saúde, contará com uma exposição oral rica em detalhes sobre o cotidiano acadêmico e as práticas da Enfermagem. Para tornar a experiência mais imersiva, as acadêmicas utilizarão objetos característicos da profissão, como sondas, camisinhas e folders educativos, que servirão para exemplificar as atividades e responsabilidades que envolvem o cuidado ao paciente. O principal objetivo dessa iniciativa é mostrar aos futuros universitários a importância da Enfermagem no sistema de saúde e desmistificar as dificuldades da profissão, incentivando a escolha consciente e apaixonada pela carreira.
Quarta-feira | 18 de setembro de 2024
Sala do Futuro (Auditório Ícaro de Sousa Moreira, Bloco 902, Centro de Ciências, Campus do Pici)
10h – 11h
Redação nota 1000 – Prof Diego Pereira
Diego Pereira é graduado e licenciado em Letras – Português e Literatura pela Unifor/UECE. Leciona no Curso de Redação que mais gerou notas 1000 na história do Enem no Brasil. É autor do livro “Curso de Redação para Enem e Particulares” (TPL, 2024, 11ª edição), bem como da coleção “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1000” (EDR, 2017, 2ª edição), publicada pela Fundação Demócrito Rocha.
(*) Sorteio do livro “Curso de Redação para Enem e Particulares (11º edição) – Prof Diego Pereira)
14:30h – 15:30h
Física sem mistérios – Prof Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos é engenheiro civil e físico, professor de física há 35 anos na rede particular. Autor de livros didáticos do Sistema Ari de Sá.
Palco “Meu Curso é Show” – Centro de Convivência – Campus do Pici
09h-10h
Química no Quotidiano – Teatro da Seara da Ciência
Química no Cotidiano é uma encenação teatral que se passa em um programa de televisão, intitulado “Química no Cotidiano” e na casa de uma jovem menina (Demetria), onde a apresentadora (Oxigênia) e ela contracenam como se a apresentadora falasse com a menina diretamente da televisão. O ponta pé inicial se dá quando Demetria joga bola dentro de casa e quebra o vidro da janela, sua mãe (Esmeralda) a põe de castigo sem internet e Demetria se sente obrigada a assistir televisão para passar o tempo. Com isso, uma série de interações acontecem entre a apresentadora do programa e a menina, envolvendo a Química e sua relação com situações do cotidiano.
10h – 10h30min
Midiadança – Exibição Videodança
O Midiadança é um projeto dedicado à criação e pesquisa em dança e multimídia, promovendo um diálogo entre o corpo, a tecnologia e a acessibilidade. No contexto da Feira das Profissões, o projeto Midiadança apresenta uma mostra especial que destaca como a dança, aliada à tecnologia e à multimídia, contribui de forma significativa para a sociedade. Com obras que exploram a criatividade, o corpo e a interação com o espaço urbano e digital, a mostra reforça o papel do curso de Dança na formação de profissionais capazes de transformar a realidade por meio da arte.
12h
Casa Caiada
O Grupo Percussivo “Acadêmicos da Casa Caiada”, vinculado à Procult-UFC, dedica-se à formação humana e musical através das práticas percussivas em grupo, o batuque. Com repertórios das culturas afro, afro-brasileira, afro-cubana, indígena e nordestina, o projeto proporciona aos participantes uma imersão artística e musical significativa. Nesse sentido, o “Casa Caiada” traz para a feira das profissões uma celebração vibrante da cultura popular brasileira. Com maracatu, coco e batuques, o grupo reúne convidados especiais e a alegria cantante que pulsa no povo cearense.
13h40-14h10
Caloritos
Estudantes do curso de Dança da UFC que constroem ao decorrer da graduação projetos coreográficos grupais ou solistas, trabalhando e explorando todas as vertentes de vários gêneros de dança como Hip-hop, Jazz, Contemporâneo, Funk, Heels Dance, Dancehall e House. O grupo se originou a partir da ingressão da turma no semestre 2024.1 e segue até o momento após a criação de laços de amizade juntamente com a afinidade e paixão que ambos sentem pela Dança.
15h30 – 16h
Beatriz Bandeira
Beatriz Bandeira é cantora e compositora cearense. Lançou no final de 2019, seu primeiro single “Eu(você)” já disponível em todas as plataformas digitais e em 2021 participou da criação do EP “Filhes de ninguém” e “Cearás do Amanhã” com produção musical de Cláudio Mendes. Fez shows em grandes palcos como Festival Elos, onde abriu o show de Elza Soares em 2019 e Gal Costa em 2021. Foi contemplada pelo “Projeto Revelarte” da casa de vovó Dedé em 2019, onde assinou seu primeiro show solo. E em 2023, fez participação especial no concerto da “Camerata de cordas da UFC” ao lado da cantora Leila Pinheiro.
16h – 16h30
Oré Anacã
O Grupo Oré Anacã é um projeto artístico do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, com 13 anos de existência, e que produz coreografias e espetáculos baseados nas danças brasileiras. Aqui iremos apresentar duas coreografias de Boi Bumbá de Parintins, homenageando o pajé e a cunhã poranga.
Programação Expositiva – Centro de Convivência – Campus do Pici
08h – 17h
Arte sob o microscópio
O “Arte Sob o Microscópio” leva sua V edição para a Feira das Profissões da UFC. A exposição, desde a sua criação, preza pela união entre arte e ciência, revelando uma visão artística de imagens capturadas por diferentes técnicas de microscopia, fundamentais para o avanço de pesquisas. “Micro-organismos e suas Epidemias” é a temática que te aguarda nos dias 17, 18 e 19; um olhar poético e diferente sobre doenças que, provavelmente, você viveu ou já ouviu falar em algum momento de sua vida e agora poderá apreciar a beleza que suas imagens revelam.
10h – 12h
Bolsa Arte Moda
Na atualidade, o tópico da inclusão de biotipos diferentes na indústria da moda ainda não é amplamente discutido; é evidente a pouca visibilidade para este público, e cabe a nós, futuros designers, repensar e integrar essas pessoas.Nossa oficina se inspira nesse segmento, apresentando a importância da diversidade corporal na representatividade da indústria da moda, com o fator importante no discurso de identidade e aceitação. A atividade que representa esse diálogo é através de técnicas de colagem.
Tendas de Vivências – Estacionamento – Instituto de Cultura e Arte – Campus do Pici
08h – 12h
Laboratórios em Realidade Virtual para Ensino da Engenharia Elétrica (Curso de Engenharia Elétrica – Fortaleza)
A vivência “Laboratórios em Realidade Virtual para Ensino da Engenharia Elétrica” apresenta dois projetos desenvolvidos pelo Grupo de Redes Elétricas Inteligentes (GREI). Um Laboratório de Microrrede em Realidade Virtual para Ensino de Fontes Renováveis construído em ambiente virtual com base no projeto da Microrrede real do Departamento de Engenharia Elétrica e o Laboratório de Subestação de Energia Elétrica em Realidade Virtual baseado na Planta da Subestação 69-13,8 kV do Campus do Pici. Para o desenvolvimento dos projetos foram utilizados os softwares Blender e a Unity, com uso da linguagem de programação C# para criação das dinâmicas de jogos. O objetivo principal destes projetos é aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem para professores e alunos do curso de engenharia elétrica, promovendo uma formação mais engajada e motivada.
08h – 12h
Desenho de Observação e Figura Humana (Curso de Arquitetura e Urbanismo)
Os visitantes poderão experimentar realizar desenhos de espaços e figura humana, com orientação de discentes do curso. Além disso, serão expostos desenhos da disciplina de Desenho de Observação dos alunos do curso.
08h – 12h
Exposição Projetos MiniBja, Aerodesign e GDae (Curso de Engenharia Mecânica -Fortaleza)
A atividade trará a exposição de protótipos desenvolvidos no curso de engenharia mecânica, incluindo três protótipos: veículo offroad, aeromodelo e protótipo de um foguete. A atividade visa fazer uma amostragem do protótipo mini baja, apresentando os interesses correlacionados a engenharia mecânica e promover a análise do projeto, explicando detalhadamente os subsistemas do carro. A amostragem trará a exposição e explicação do projeto e da construção de um foguete, e contará com um aeromodelo, o protótipo será apresentado quanto ao seu projeto, funcionamento e objetivo.
13h – 17h
Moda e Consumo (Curso de Design – Moda)
A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta, consumindo grandes quantidades de água, energia e recursos naturais. O cultivo de algodão, por exemplo, exige muita água e uso intensivo de pesticidas. Além disso, o descarte rápido de roupas gera enormes quantidades de resíduos, e a moda rápida (fast fashion) intensifica esse problema ao estimular o consumo incessante de novas coleções. A crescente conscientização sobre os impactos ambientais e sociais está motivando consumidores a optar por produtos sustentáveis, reduzir o consumo e adotar práticas como a compra de segunda mão. A compra em brechós, portanto, contribui para prolongar o ciclo de vida das roupas e fortalecer o comércio desse setor. Com isso em mente, apresentaremos e comercializaremos peças selecionadas de brechós de Fortaleza, escolhidas pelos alunos do Curso de Design de Moda.
13h – 17h
Simulação de prática clínica com materiais restauradores odontológicos (Curso de Odontologia – Fortaleza)
A vivência prática com materiais odontológicos irá envolver a simulação de um procedimento clínico, onde os participantes terão a oportunidade de manusear e conhecer as características físicas e químicas dos materiais utilizados na prática odontológica. A experiência será dividida nas seguintes etapas: – apresentação teórica (uma breve explicação teórica sobre o material a ser utilizado, no caso resinas compostas); – manuseio dos materiais; – aplicação prática (foco pode ser em técnicas de inserção e fotopolimerização); – discussão de resultados (a prática será finalizada com uma discussão em grupo sobre os desafios encontrados durante o procedimento). Esse tipo de vivência é essencial por permitir que o participante realize na prática uma das atividades rotineiras de trabalho de um futuro cirurgião-dentista.
13h – 17h
Uma pausa para meditar (Curso de Educação física)
Proporcionar uma experiência de meditação, com técnicas de respiração e movimentos conscientes para o público. O objetivo é levar essa prática tão importante no nosso dia a dia para o máximo de pessoas.
13h – 17h
Engenharia Elétrica: Ramo Estudantil do IEEE e a Aplicação de Tecnologias para Beneficiar a Humanidade (Curso de Engenharia Elétrica – Fortaleza)
A Engenharia Elétrica e a tecnologia contribuem para o crescimento da Economia, mas essa relação vai muito além: Essa vivência tem o intuito de mostrar como o aspecto humanitário da aplicação da tecnologia pode ser muito presente no dia a dia; como conceitos aprendidos no curso de Elétrica podem auxiliar pequenas comunidades e indivíduos. Estaremos mostrando, através de maquete, um projeto real, feito no interior do Ceará, de um sistema de bombeamento de água com uso de painéis solares. Também mostraremos o projeto de um óculos que tem o intuito de ajudar pessoas com deficiência visual, nele existe um sensor sonoro que avisa quando um objeto está muito próximo. Conheça essas possibilidades, e imagine também mais possibilidades.
13h – 17h
Exposição Projetos MiniBja, Aerodesign e GDae (Curso de Engenharia Mecânica – Fortaleza)
A atividade trará a exposição de protótipos desenvolvidos no curso de engenharia mecânica, incluindo três protótipos: veículo offroad, aeromodelo e protótipo de um foguete. A atividade visa fazer uma amostragem do protótipo mini baja, apresentando os interesses correlacionados a engenharia mecânica e promover a análise do projeto, explicando detalhadamente os subsistemas do carro. A amostragem trará a exposição e explicação do projeto e da construção de um foguete, e contará com um aeromodelo, o protótipo será apresentado quanto ao seu projeto, funcionamento e objetivo.
13h – 17h
Plantas Medicinais e Plantas do Cotidiano (Curso de Farmácia)
A Liga Acadêmica de Fitoterapia realiza projetos nos três pilares (Ensino, Pesquisa e Extensão) no contexto do uso e estudo de plantas medicinais. Nessa Feira das Profissões a LAFITO irá levar algumas amostras de plantas medicinais, bem como preparações tradicionais, como lambedores, sabonetes e tinturas.
13h – 17h
Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (Curso de Enfermagem)
A vivência envolverá educação em saúde sobre a atuação do enfermeiro no acompanhamento de pessoas com condições estigmatizantes, com ênfase em hanseníase e tuberculose.
13h – 17h
Pesca e Aquicultura: Fonte de Alimentos (Curso de Engenharia de Pesca)
A Pesca e Aquicultura são responsáveis por mais de 1/3 da proteína animal (carnes) consumida no mundo. A oferta de pescado supera a oferta de carne de outras atividades agropecuárias importantes (avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovino-caprinocultura), mas essa informação é desconhecida pelo público em geral. A proposta de vivência em questão visa esclarecer para o público em geral a importância do setor pesqueiro e aquícola e o papel do Engenheiro de Pesca para o desenvolvimento desta indústria.
13h – 17h
Física Divertida (Curso de Física – Licenciatura)
Experimentos de física com comportamentos intrigantes. descargas elétricas, geração de energia, efeitos ópticos multicoloridos, freio magnético, conservação do momento angular, etc. experimentação pelos próprios visitante, breve explicação dos fenômenos.
13h – 17h
Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas (LACT) (Curso de Farmácia)
O LACT é um projeto que trabalha realizando exames laboratoriais (sangue, fezes e urina). Trata-se de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, que visa atender a sociedade e a comunidade acadêmica. Na vivência será realizado uma breve demonstração das atividades realizadas no laboratório, tendo como principal objetivo despertar nos alunos da educação básica o interesse pelo curso de Farmácia, em especial pelas análises clínicas.
Quinta-feira | 19 de setembro de 2024
Sala do Futuro (Auditório Ícaro de Sousa Moreira, Bloco 902, Centro de Ciências, Campus do Pici)
10h – 11h
Perfis Profissionais do Futuro – Gabriel Vidal Gaspar, Observatório da Indústria FIEC-CE
A palestra identificará os perfis profissionais que serão mais demandados pela sociedade e pelo setor produtivo nas próximas décadas. Gabriel Vidal Gaspar é especialista de prospectiva estratégica.
13:30h – 14:10h
Estágio – Como criar um currículo de sucesso e ser bem sucedido nas entrevistas de emprego – Alanna Mesquita Pinheiro, Instituto Euvaldo Lodi – IEL/ Sistema FIEC-CE
Allana é graduada em Gestão em RH e é analista de Trilhas de Carreiras do IEL, responsável pela seleção dos estagiários das empresas-clientes do IEL-CE/FIEC-CE). Em comemoração ao Dia Nacional do Estagiário, 18 de agosto – realização da Coordenadoria de Estágios da UFC – PROGRAD/UFC.
14:30h – 15:10h
Carreira – A importância do autoconhecimento para a escolha profissional – Alina Sales Martins Moreira, Instituto Euvaldo Lodi – IEL/ Sistema FIEC-CE
Alina Moreira é graduada em psicologia e coordenadora do Programa Trilhas e Carreiras do IEL-CE. Também é orientadora profissional de carreira do IEL-CE.
Palco “Meu Curso é Show” – Centro de Convivência – Campus do Pici
10h-11h
Sarau: Vozes Cearenses – poemas e cantos
O Projeto Saraus: Voz em Performance apresenta o Sarau Vozes Cearenses: Poemas e Canções, a partir de textos autorais dos bolsistas e performance com poemas e canções de artistas cearenses, que fazem parte de nossa história e de nossa cultura local. E palco aberto para estudantes expressarem sua Arte poética e musical.
11h-12h
Coral Maestro Orlando Leite (Eideia)
Coral Maestro Orlando Leite, projeto de extensão pertencente à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), busca por meio do canto-coral integrar e socializar estudantes, servidores docentes, técnicos-administrativos em educação e a comunidade externa na UFC. O grupo é composto atualmente por 25 vozes com a regência de Ana Cléria Rocha, professora de Música da UFC, saxofonista, flautista e compositora.
14h-15h
Lampião e Maria Bonita em busca da Química do amor
A peça científica “Lampião e Maria Bonita em Busca da Química do Amor” é uma ficção romântica com personagens da história do nordeste brasileiro. Os personagens vivenciam um conflito amoroso, envolvente e caótico, mostrado em primeiro plano aos espectadores. A dramaturgia também conta com outros personagens, o Mago da ciência e a Maga Ventura, cientistas que apresentam substâncias químicas que atuam no organismo humano, permitindo que os personagens principais se apaixonem novamente.
15h30 – 16h
Midiadança – Exibição Videodança
O Midiadança é um projeto dedicado à criação e pesquisa em dança e multimídia, promovendo um diálogo entre o corpo, a tecnologia e a acessibilidade. No contexto da Feira das Profissões, o projeto Midiadança apresenta uma mostra especial que destaca como a dança, aliada à tecnologia e à multimídia, contribui de forma significativa para a sociedade. Com obras que exploram a criatividade, o corpo e a interação com o espaço urbano e digital, a mostra reforça o papel do curso de Dança na formação de profissionais capazes de transformar a realidade por meio da arte.
16h – 16h30
Camerata de Cordas da UFC
A Camerata de Cordas da UFC apresenta na Feira das Profissões um repertório temático com músicas de animes e videogames, entre as músicas apresentadas estão: Studio Ghibli – do filme “Viagem de Chihiro” – Itsumo Nando Demo; Studio Ghibli -do filme “O Serviço de Entregas de Kiki”- A Town with a Ocean View; Anime: Naruto – Música “Sadness and Sorrow”.
Programação Expositiva – Centro de Convivência – Campus do Pici
08h – 17h
Arte sob o microscópio
O “Arte Sob o Microscópio” leva sua V edição para a Feira das Profissões da UFC. A exposição, desde a sua criação, preza pela união entre arte e ciência, revelando uma visão artística de imagens capturadas por diferentes técnicas de microscopia, fundamentais para o avanço de pesquisas. “Micro-organismos e suas Epidemias” é a temática que te aguarda nos dias 17, 18 e 19; um olhar poético e diferente sobre doenças que, provavelmente, você viveu ou já ouviu falar em algum momento de sua vida e agora poderá apreciar a beleza que suas imagens revelam.
Tendas de Vivências – Estacionamento – Instituto de Cultura e Arte – Campus do Pici
08h – 12h
Engenharia Elétrica na Prática: Mercado e Atuações da Empresa Jr. Tecsys (Curso de Engenharia Elétrica – Fortaleza)
Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, que permite a seus participantes atuarem, sob a tutela de um professor, no mercado de trabalho ainda durante a graduação de seus membros. A Tecsys é a empresa júnior do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC, e esta vivência apresentará alguns dos projetos desenvolvidos pela Tecsys: uma oportunidade para conhecer as áreas de atuação de um(a) Engenheiro(a) Eletricista, mostrando como você pode ter um gostinho da vivência prática dessas áreas ainda dentro da graduação.
08h – 12h: Exposição Projetos MiniBja, Aerodesign e GDae (Curso de Engenharia Mecânica – Fortaleza)
A atividade trará a exposição de protótipos desenvolvidos no curso de engenharia mecânica, incluindo três protótipos: veiculo offroad, aeromodelo e protótipo de um foguete. A atividade visa fazer uma amostragem do protótipo mini baja, apresentando os interesses correlacionados a engenharia mecânica e promover a análise do projeto, explicando detalhadamente os subsistemas do carro. A amostragem trará a exposição e explicação do projeto e da construção de um foguete, e contará com um aeromodelo, o protótipo será apresentado quanto ao seu projeto, funcionamento e objetivo.
08h – 12h
Biotecnologia: A Ciência do Amanhã, Hoje (Curso de Biotecnologia – Bacharelado)
A Vivência será um espaço composto por docentes e estudantes vinculados aos projetos de extensão do Curso de Biotecnologia. Lá os alunos abordarão as principais atividades desenvolvidas nesses projetos a nível regional e nacional. Também serão realizadas atividades como exposição de materiais biológicos, maquetes de laboratórios de pesquisa, apresentações em datashow e outras atividades. O objetivo é divulgar as atividades de extensão e outras atividades desenvolvidas no curso que transcendem as atividades de sala de aula.
13h – 17h
Exposição Projetos MiniBja, Aerodesign e GDae (Curso de Engenharia Mecânica – Fortaleza)
A atividade trará a exposição de protótipos desenvolvidos no curso de engenharia mecânica, incluindo três protótipos: veículo offroad, aeromodelo e protótipo de um foguete. A atividade visa fazer uma amostragem do protótipo mini baja, apresentando os interesses relacionados a engenharia mecânica e promover a análise do projeto, explicando detalhadamente os subsistemas do carro. A amostragem trará a exposição e explicação do projeto e da construção de um foguete, e contará com um aeromodelo, o protótipo será apresentado quanto ao seu projeto, funcionamento e objetivo.
13h – 17h
Construindo um Transmissor de Áudio Via Laser no Curso de Engenharia de Telecomunicações (Curso de Engenharia de Telecomunicações)
O estudo da telecomunicações é muito importante para o mundo atual, globalizado e conectado. Hoje não vivemos um dia sem utilizar o celular, porém para conhecer o funcionamento dos celulares, temos de aprender toda a teoria do comportamento dos componentes de tal aparelho. Partindo dessa ideia, iremos apresentar um transmissor de áudio via laser, onde aplicamos as teorias de circuitos e de eletromagnetismo para converter o áudio de um celular para um laser e desse laser para áudio novamente, além disso mostraremos simulações do comportamento de potenciais, campos elétricos e ondas eletromagnéticas se propagando no espaço, por fim temos como objetivo instigar os alunos do ensino médio a buscar estudar o curso a partir das aplicações mostradas.
13h – 17h
Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF) (Curso de Farmácia)
O CEATENF é um centro de estudos em Atenção Farmacêutica reconhecido e integralizado formalmente junto ao Departamento de Farmácia da UFC, a saber, o GPUIM(Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos), com área de abrangência para o ensino, pesquisa e extensão nesta Universidade.
13h – 17h
Exposição Universidade Azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na Década do Oceano (Curso de Oceanografia)
Esta é uma exposição interativa e itinerante pertencente ao projeto “Universidade Azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na Década do Oceano”, coordenada pelo LABOMAR/UFC em parceria com a UNILAB, UFERSA, UFDPar e ICMBio. Nossa exposição contempla os sete princípios da cultura oceânica, como um convite para novas reflexões e práticas coletivas sobre a influência dos oceanos em nossa vida e a nossa influência sobre os oceanos (Santoro et al., 2020). A Universidade Azul está oficialmente credenciada pela Unesco como uma ação da Década do Oceano. Divulgamos a ciência oceânica global e da costa semiárida brasileira por meios de coleção biológica, mapas didáticos, material para observação ao microscópio, modelos 3D de microalgas, banners informativos, jogos interativos (jogo da memória e perguntas e respostas), réplica de uma jangada de piúba (jangada primitiva).
Sexta-feira | 20 de setembro de 2024
Sala do Futuro (Auditório Ícaro de Sousa Moreira, Bloco 902, Centro de Ciências, Campus do Pici)
10:00h – 11:00h
O Impacto da UFC no Meio Ambiente: Como a Secretaria está promovendo essa Mudança – Profa Aliny Abreu de Sousa Monteiro, Secretaria do Meio Ambiente da UFC.
14h – 15h
Estratégias para potencializar a sua nota no ENEM – Prof Marden Moura
Prof. Marden Moura é mestre em filosofia pela UFC, especialista em ciências sociais e em filosofia, graduado em Filosofia e em Letras, professor universitário e de vários cursinhos pré-vestibulares de Fortaleza. Especialista em elaboração de itens do ENEM e no modelo de prova adotado pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
Palco “Meu Curso é Show” – Centro de Convivência – Campus do Pici
09h-09h30
Midiadança: Exibição Videodança
O Midiadança é um projeto dedicado à criação e pesquisa em dança e multimídia, promovendo um diálogo entre o corpo, a tecnologia e a acessibilidade. No contexto da Feira das Profissões, o projeto Midiadança apresenta uma mostra especial que destaca como a dança, aliada à tecnologia e à multimídia, contribui de forma significativa para a sociedade. Com obras que exploram a criatividade, o corpo e a interação com o espaço urbano e digital, a mostra reforça o papel do curso de Dança na formação de profissionais capazes de transformar a realidade por meio da arte.
10h – 11h
Química no Quotidiano – Teatro da Seara da Ciência
Química no Cotidiano é uma encenação teatral que se passa em um programa de televisão, intitulado “Química no Cotidiano” e na casa de uma jovem menina (Demetria), onde a apresentadora (Oxigênia) e ela contracenam como se a apresentadora falasse com a menina diretamente da televisão. O ponta pé inicial se dá quando Demetria joga bola dentro de casa e quebra o vidro da janela, sua mãe (Esmeralda) a põe de castigo sem internet e Demetria se sente obrigada a assistir televisão para passar o tempo. Com isso, uma série de interações acontecem entre a apresentadora do programa e a menina, envolvendo a Química e sua relação com situações do cotidiano.
12h – 13h30
Karaokê da Procult
Momento em que o palco estará com o microfone aberto para todos os participantes que desejarem cantar. A escolha das músicas será feita de acordo com a lista disponibilizada pelos organizadores do palco.
14h-15h
O além também “pod” com Marie Curie
O Além também pod com Marie Curie é uma encenação autobiográfica sobre a vida de Marie Curie, que acontece em um formato de Podcast, como se a cientista viesse diretamente do além para participar do programa e falar um pouco sobre sua vida, principalmente suas descobertas científicas. As questões abordadas são a sua infância, como foi estudar na Universidade de Sorbonne, como conheceu seu marido Pierre Curie, seu papel na descoberta da radioatividade e etc. No final, uma surpresa inesperada acontece com a chegada de Pierre Curie que também vem do além para mostrar a Seara da Ciência a sua amada.
15h-16h
Sarau – Arte na biblioteca
Tendas de Vivências – Estacionamento – Instituto de Cultura e Arte – Campus do Pici
08h – 12h
Engenharia Elétrica: Conheça Projetos de Pesquisa e Protótipos do Programa de Educação Tutorial (PET) (Curso de Engenharia Elétrica – Fortaleza)
Nesta vivência, estudantes membros do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica (PETEE) irão apresentar projetos desenvolvidos dentro do princípio do programa da indissociabilidade entre a educação tutorial e a tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão). Os visitantes estão convidados a conhecer a atuação dos PETianos, as oportunidades de aprimoramento da formação dos participantes, e protótipos de alguns projetos. Na vivência será também possível agendar visita guiada aos laboratórios dos Grupos de Pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica.
13h – 17h
Corrida Ecológica da Engenharia Ambiental e Sanitária (Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária)
A ação consiste em jogo de educação ambiental em tamanho real (3m2), onde são abordados conceitos de resíduos sólidos e outros conceitos relevantes.