Área do cabeçalho

Filosofia

O QUE FAZ

A palavra-chave que define a atividade do filósofo é “reflexão”. É papel do filósofo questionar-se, pensar e refletir sobre os conceitos do cotidiano com o objetivo de procurar ressignificar a vida. Aristóteles, um dos grandes filósofos da Grécia Antiga, dizia que “cabe ao filósofo o estudo de todas as coisas e buscar a verdade sobre todas as coisas”.

Portanto, a Filosofia não se limita a compreender apenas um objeto de estudo. Todo e qualquer fenômeno ou conceito que faz parte do cotidiano pode ser estudado pelo filósofo. Para isso, utiliza-se da investigação, da análise e da reflexão.

Os filósofos geralmente possuem características e habilidades, como pensamento crítico aprofundado, habilidade de argumentação, capacidade de análise e síntese e uma forte inclinação para questionar e explorar conceitos abstratos. São profissionais que valorizam o diálogo e a troca de ideias, mostrando-se abertos a diferentes pontos de vista e interpretações.

A importância do trabalho do filósofo reside na sua capacidade de fomentar o questionamento e a reflexão crítica sobre os mais diversos aspectos da vida e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência mais crítica e reflexiva. Ele nos ajuda a compreender melhor nossos valores, crenças e comportamentos, incentivando um olhar mais questionador e menos dogmático sobre o mundo.

Em suma, o graduado em Filosofia é um profissional que, por meio do pensamento crítico e da reflexão, contribui significativamente para o enriquecimento cultural, ético e intelectual da sociedade.

ONDE TRABALHA


O graduado em Filosofia é um profissional versátil, cujas áreas de atuação e processo de trabalho variam consideravelmente. Desde 2006, o ensino de Filosofia é obrigatório no ensino médio, o que se tornou um grande campo de trabalho para o licenciado em Filosofia. Já os bacharéis encontram espaço no meio acadêmico, como professores e pesquisadores. No ambiente acadêmico, o trabalho do filósofo envolve a leitura crítica de textos, a elaboração de pesquisa, a escrita de artigos e livros, além do ensino.

Um profissional formado em Filosofia dispõe de um leque de possibilidades de atuação, que transcende os limites tradicionais do ensino e da pesquisa acadêmica. Sua formação crítica e analítica abre portas para áreas como comunicação e opinião, atuando em agências de publicidade, redações de jornais ou institutos de pesquisa de opinião. Na área editorial, o filósofo pode se destacar como tradutor de obras estrangeiras de filosofia.

A consultoria ética em empresas e instituições hospitalares é um campo em ascensão que busca a expertise do filósofo para navegar em dilemas éticos complexos. Na esfera cultural, o profissional pode atuar na assessoria cultural e na análise de obras artísticas, trazendo sua bagagem crítica para a curadoria, crítica de arte e outras funções.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


O curso de Filosofia da UFC foi criado em agosto de 2000, formando sua primeira turma em 2004. A matriz curricular, por seu equilíbrio e amplitude, pretende promover o contato com as mais diversas áreas do conhecimento, de modo que o aluno tenha condições de montar a sua própria trajetória acadêmica, valendo-se, entre outros recursos, das disciplinas optativas e das disciplinas livres.

O aluno de Filosofia tem um contato intensivo com autores e obras clássicas da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento, da Era Moderna e do Período Contemporâneo, adquirindo, desse modo, uma visão abrangente da História da Filosofia, bem como aptidão para comunicar com rigor o legado da tradição filosófica e dialogar com as ciências, as artes e a cultura em geral.

Essa visão será conduzida por meio do estudo de temas e problemas filosóficos, desenvolvendo a capacidade de analisar, interpretar e comentar textos segundo procedimentos filosóficos. Nesse sentido, pretende-se um contato profundo com as temáticas pertinentes às três grandes áreas da Filosofia, a saber: Filosofia Prática, Filosofia Teórica e História da Filosofia.

História da Filosofia Antiga, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica, Metafísica, Filosofia Política e Estética são alguns exemplos de disciplinas ofertadas no curso de Filosofia.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (rua Prof. Armando Farias, s/n, Pici, Instituto de Cultura e Arte-ICA, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado e licenciatura / Duração: 8 semestres / Turno: noturno / Número de vagas: bacharelado – 10 por ano, com ingresso no 1º semestre; licenciatura – 40 por ano, com ingresso no 1º semestre.