Área do cabeçalho

Física

O QUE FAZ

Celulares, eletrodomésticos, satélites, equipamentos de ressonância magnética, carros, trens, aviões, energia elétrica, sistemas de regulação de temperatura e de armazenamento e processamento de dados são algumas das facilidades que temos atualmente graças aos profissionais da Física, ciência pela qual passaram quase todas as descobertas do mundo.

Mediante a condução de experimentos, análises teóricas e desenvolvimento de soluções, esses profissionais contribuem significativamente para avanços científicos e tecnológicos. Em laboratórios, os físicos realizam experimentos para investigar princípios fundamentais da natureza, projetam e conduzem testes para validar teorias e descobrir novos fenômenos, além de desenvolverem produtos matemáticos complexos para descrever e prever o comportamento dos sistemas físicos.

Na medicina, por exemplo, eles desempenham papel crucial quando ajudam a projetar equipamentos médicos avançados. Contribuem, também, para a compreensão e prevenção de desastres naturais, por meio da modelagem e análise de dados. No setor energético, atuam no desenvolvimento de fontes alternativas e para o melhoramento da eficiência.

Na educação, físicos podem lecionar em escolas, inspirando a próxima geração de cientistas e engenheiros, ou seguir carreira de pesquisador em universidades e institutos.

A Física é considerada a “rainha das ciências” pela sua ampla aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Matemática, das Engenharias, da Medicina, da Astronomia, da Ciência de Dados e outras.

ONDE TRABALHA


Diversificado, o campo de atuação do físico inclui indústrias de tecnologia, energia, telecomunicações, aeroespacial, automotiva e de manufatura, onde o profissional pode se envolver no desenvolvimento de novos materiais, dispositivos eletrônicos, sistemas de produção e de comunicação.

Na área médica, podem desenvolver equipamentos de exames e diagnóstico por imagem e de tratamento (a exemplo da radioterapia). Também são muito valorizados em áreas que requerem habilidades analíticas e resolução de problemas, como análise de risco e modelagem de dados.

No setor público, físicos encontram oportunidades em agências governamentais, laboratórios de pesquisa e empresas de defesa, onde usam seus conhecimentos para a segurança nacional, desenvolvimento de armas, energia nuclear e política científica.

Alguns setores menos convencionais de trabalho são estúdios de cinema, indústria do entretenimento, parques temáticos e museus de ciência, projetos de arqueologia, conservação de patrimônios culturais, empresas que desenvolvem turismo espacial e organizações envolvidas na exploração e pesquisa subaquática.

Licenciados podem dar aulas na educação básica, enquanto aqueles com mestrado e doutorado podem exercer a docência no ensino superior. Na universidade, assim como em institutos de pesquisa, eles podem conduzir estudos em diferentes áreas da Física.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Na UFC, o curso de Física oferece os graus de bacharelado e licenciatura. O aluno que almeja ingressar nessa graduação terá como objeto de pesquisa assuntos como a energia, a luz, o calor, as forças e o ensino de física, entre outros.

O currículo abrange uma ampla gama de disciplinas teóricas e práticas, proporcionando uma base sólida nos princípios fundamentais da área. Na modalidade licenciatura, somam-se disciplinas da Educação e da didática das ciências.

A Física Básica inclui disciplinas introdutórias como Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Termodinâmica e Óptica. Já a Física Moderna explora conceitos como mecânica quântica, física atômica e molecular, física nuclear e física de partículas elementares. A Matemática Aplicada inclui disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Equações Diferenciais e Métodos Matemáticos Avançados, fundamentais para a formulação e resolução de problemas físicos complexos.

Nos laboratórios, os estudantes realizam a parte prática do conteúdo, com experimentos, coleta de dados e análise de resultados. Pela Computação Científica, eles aprendem técnicas de programação para modelagem e simulação de fenômenos físicos, análise de dados experimentais e visualização de resultados.

Já no Eletromagnetismo Avançado, os alunos exploram tópicos da Teoria Eletromagnética e suas aplicações em dispositivos eletrônicos. Na Mecânica Quântica Avançada, aprofundam conceitos como formalismo matemático, princípios de incerteza, estados quânticos e álgebra de operadores.

Na perspectiva da formação de professores, o curso de licenciatura em Física abrange disciplinas que promovem uma formação sólida em fundamentos epistemológicos, técnicos e ético-políticos da eduação e da aprendizagem, bem como na integração entre teorias e práticas pedagógicas.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hall, s/n, Centro de Ciências, Bloco 902, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado e licenciatura / Duração: 8 semestres / Turnos: bacharelado – integral; licenciatura – integral (vespertino/noturno) / Número de vagas: bacharelado – 40 por ano, com ingresso no 1º semestre; licenciatura – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.