Área do cabeçalho

Gastronomia

O QUE FAZ

Comida é mais do que aquilo posto no prato. Uma única refeição pode dizer muito sobre mercado, economia, indústria, processos de trabalho e de gestão, hábitos, tradições, história e, claro, sabores e experiências sensoriais. Nesse sentido, a comida ultrapassa seu caráter utilitário para se tornar manifestação cultural – uma das mais importantes e populares de qualquer sociedade – e objeto de um campo do conhecimento chamado gastronomia.

Cabe ao gastrólogo compreender todos esses aspectos em suas diferentes articulações, no contexto de determinado grupo social ou comunidade, seja para atuar com a criação na cozinha, seja para desenvolver pesquisa ou trabalhar com gestão, docência, produção e outras atividades do setor de alimentação.

Para isso, ele deve ter uma formação baseada em referências sociais, culturais, históricas e antropológicas, que o permitam desenvolver uma visão ampla e crítica sobre seu campo de trabalho e estudo, aplicando conhecimentos com competência, criatividade, ética e atitude empreendedora, respeitando os princípios da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar.

ONDE TRABALHA


Os profissionais formados em Gastronomia têm um vasto campo de atuação em diferentes segmentos do mercado de alimentação e hospitalidade. Nas esferas da criação, gestão e produção, eles podem trabalhar em restaurantes de diversos portes e estilos, além de cafeterias, padarias, confeitarias e outros estabelecimentos do setor. Também são necessários em hotéis, resorts e navios de cruzeiro. Nos últimos anos, o crescimento do mercado fitness e da chamada alimentação saudável tem aberto novas oportunidades.

Muitos gastrólogos optam por empreender, abrindo seus próprios restaurantes, serviços de catering (buffet) ou empresas de eventos gastronômicos. Criatividade, inovação e paixão pela gastronomia são particularmente importantes para o sucesso nesse ramo, e o conhecimento em gestão de negócios, em marketing e em atendimento ao cliente é fundamental.

Seja por lazer ou por necessidade, a alimentação fora de casa mantém-se como opção frequente para uma enorme parcela da população, e uma das principais atividades econômicas em do país. Nesse contexto, as perspectivas de carreira para gastrólogos seguem dinâmicas e em constante evolução, incluindo ainda atividades de gestão, gerência e logística.

No campo da pesquisa, gastrólogos podem atuar em universidades, institutos, centros culturais, órgãos governamentais, no mercado editorial e como curador no setor de eventos e entretenimento.

Seja criando experiências memoráveis para clientes, seja promovendo mudanças positivas no mercado, esses profissionais desempenham papel fundamental na construção de um mundo onde a comida é celebrada enquanto expressão cultural.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Na UFC, as disciplinas do curso de Gastronomia são voltadas para a área da Ciência dos Alimentos, Cultura, Arte, Administração e Gastronomia, com valorização das questões regionais, ambientais, educacionais, mercado de trabalho e extensão universitária. O objetivo é formar um profissional bacharel capaz de atuar nos campos da pesquisa, docência, produção, gestão e criação, dentro de um referencial social, cultural, histórico, antropológico e de sustentabilidade.

A integralização curricular do curso está dividida em cinco setores de estudo: Ciência dos Alimentos, Cultura e Educação, Cozinhas de Especialidades, Gestão e Vivências e Produção Gastronômica. Articulados, os referidos setores oferecem uma formação profissional sólida, fundada na ciência e cultura, além de integrarem pesquisa e produção de conhecimento e articulação teórico-prática.

Algumas disciplinas ofertadas são: História da Gastronomia, Química Culinária, Microbiologia de Alimentos Aplicada à Gastronomia, Higiene e Segurança dos Alimentos, Habilidades e Técnica Gastronômicas, Cozinha Brasileira, Confeitaria, Panificação e Educação Alimentar e Nutricional.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (rua Prof. Armando Farias, s/n, Pici, Instituto de Cultura e Arte-ICA, Fortaleza, CE) / Grau: Bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 30 por ano, com ingresso no 1º semestre.