Geologia

O QUE FAZ
O geólogo planeja e organiza a investigação da Terra, sempre a partir de análises criteriosas e levando em conta a complexa interação entre os processos geológicos e a atividade humana. Esse profissional desempenha papel crucial na busca por soluções que equilibrem as necessidades da sociedade e a preservação do meio ambiente, garantindo que os recursos naturais sejam utilizados de maneira responsável e sustentável para as gerações presentes e futuras.
O trabalho do geólogo está presente, por exemplo, na exploração eficiente e segura de petróleo e gás natural; no estudo de minerais críticos e estratégicos para o mercado, e sua aplicabilidade na indústria de tecnologia e no setor de energia renováveis; na compreensão dos processos que geram eventos naturais como terremotos; na pesquisa de fósseis; no manejo de águas subterrâneas, entre tantas outras atividades.
ONDE TRABALHA
A Geologia é uma ciência com diversas especialidades e possibilidades de trabalho para seus profissionais, envolvendo desde a pesquisa até o desenvolvimento de trabalhos específicos para nichos de mercado.
Embora os setores de petróleo e mineração ainda concentrem muito do mercado para geólogos no Brasil, as oportunidades vão além deles. No setor público, por exemplo, esses profissionais são requisitados para conduzir estudos sobre áreas de risco, prevenção de desastres e gestão de recursos hídricos, por exemplo.
Mais recente, a área de geologia médica dedica-se ao estudo da influência de fatores geológicos ambientais sobre a saúde humana e de animais. Nesse campo o geólogo pode investigar, por exemplo, as relações entre doenças e a exposição excessiva a determinados minerais (seja pela água, pelo ar ou outro veículo).
Interdisciplinar por natureza, o trabalho do geólogo se alia ao de vários outros profissionais. Em colaboração com engenheiros, eles avaliam os melhores métodos para construção de barragens, rodovias e encostas. Junto a biólogos, estudam aspectos da evolução da Terra. Em parceria com astrofísicos, podem dedicar-se a pesquisas sobre a formação e a estrutura de superfícies em outros planetas.
Se o desejo é pela carreira de professor e pesquisador, o geólogo deve se qualificar com uma pós-graduação, para poder exercer a docência no ensino superior e construir estudos em universidades e outras instituições.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
Na UFC, a graduação em Geologia proporciona aos estudantes uma formação completa, articulando todo o conteúdo teórico a uma intensa carga-horária prática. Para isso, o Departamento de Geologia (Degeo), integrado ao Centro de Ciências, oferece Laboratório de Geofísica de Prospecção, Laboratório de Prospecção Geoquímica, Laboratório de Geologia Marinha e Aplicada, Laboratório de Paleontologia e Sedimentologia, Microscopia de Minérios, Gemologia e Hidrogeologia.
Nos dois primeiros anos do curso, o aluno estuda disciplinas de base, relacionadas às áreas da Física, Química, Biologia, Matemática e Computação, além de disciplinas introdutórias da Geologia, como Topografia, Biologia Associada à Paleontologia e Geologia Básica.
À medida que avança, ele passa pela microscopia de minérios e rochas (estudo desses elementos com auxílio de microscópio específico) e disciplinas como Desenho Geológico, Geologia Estrutural, Geomorfologia e Geotécnica.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, s/n, Centro de Ciências, Bloco 902, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 40 por ano, com ingresso no 1º semestre.