Área do cabeçalho

Gestão de políticas públicas

O QUE FAZ

O curso de Gestão de Políticas Públicas visa formar profissionais de alto nível, com sólida base científica e ética, para a inserção no mercado de trabalho. O processo de formação é interdisciplinar. Os estudantes são preparados para assumir responsabilidades enquanto administradores públicos e administradores do terceiro setor, capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.

Nesse sentido, o profissional em Gestão de Políticas Públicas estará apto a desenvolver uma compreensão de contextos econômicos, políticos, culturais e socioambientais. Seu trabalho envolve o entendimento das demandas da sociedade, a identificação de problemas, a proposição de soluções e o acompanhamento dos resultados das políticas implementadas.

A partir dessa atuação, ele se torna peça fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável, da justiça social e do progresso coletivo, enquanto agente de transformação e melhoria da qualidade de vida das comunidades.

ONDE TRABALHA


O bacharel em Gestão de Políticas Públicas possui um amplo campo de atuação, podendo integrar órgãos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em níveis federal, estadual e municipal, além de autarquias, agências reguladoras, instituições públicas e sociedades de economia mista. Também pode atuar em organizações da sociedade civil, como fundações, associações e movimentos sociais, além de cooperativas e organizações de economia solidária.

Na esfera privada, há espaço nas áreas de relações governamentais, responsabilidade social e consultoria para o setor público. O gestor também pode se engajar em organizações internacionais, partidos políticos, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa, entre outras possibilidades. Além disso, pode se fixar no mercado de trabalho como elaborador de materiais para a utilização no ensino e em cargos administrativos relacionados à educação – em escolas, empresas de consultoria e institutos de pesquisa.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


O curso de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas é desenhado para formar especialistas capacitados em três eixos fundamentais: Políticas Públicas, Gestão Governamental e Desenvolvimento; Políticas Sociais; e Avaliação de Políticas Públicas. O currículo prepara os estudantes para a análise, o planejamento e a reestruturação de ações e projetos governamentais, incentivando uma abordagem crítica e diversificada.

O programa do curso começa com disciplinas obrigatórias que estabelecem uma base teórica, com foco na Ciência Política, Ciências Sociais, Economia e em políticas públicas. As componentes curriculares também incluem disciplinas optativas e eletivas, também organizadas a partir desses três eixos fundamentais.

A formação prevê ainda a realização de estágios supervisionados, trabalho de conclusão do curso e horas dedicadas a atividades da Unidade Curricular Especial de Extensão e a atividades complementares. A organização curricular do curso permite aos estudantes uma especialização conforme seus interesses e necessidades individuais, o que fortalece o desenvolvimento de habilidades direcionadas e conhecimentos aprofundados em suas áreas escolhidas.

Algumas das disciplinas ofertadas ao longo do curso são: Formação Econômica, Política e Social Brasileira; Estado, Governo e Políticas Públicas; Métodos de Pesquisa e Análise Qualitativa; Fundamentos e Teorias da Administração; Administração e Gestão Pública; Direito Administrativo; Políticas Sociais; e Instrumentos de Planejamento e Gestão Pública.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (av. Mister Hull, 2977, Centro de Ciências Agrárias, Bloco 860, Pici, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.