Área do cabeçalho

Jornalismo

O QUE FAZ

O jornalista é um profissional essencial na sociedade contemporânea. Esses profissionais trabalham principalmente com informações, seja noticiando eventos atuais e investigando questões complexas, seja apresentando análises e opiniões. Por meio de múltiplos formatos e em diferentes mídias, eles desempenham um papel crítico em manter o público informado e engajado.

Os jornalistas geralmente possuem excelente capacidade de comunicação, tanto escrita quanto verbal, curiosidade intrínseca, integridade, ética forte e um compromisso com a verdade. Habilidades de pesquisa e capacidade analítica são cruciais, assim como disposição para lidar com prazos apertados e situações estressantes. Suas principais atividades incluem pesquisar assuntos de interesse público, entrevistar autoridades, especialistas e testemunhas dos fatos, coletar e analisar dados, redigir reportagens e artigos de opinião e editar o material para assegurar clareza e precisão antes da publicação ou transmissão.

Esse profissional utiliza uma ampla gama de ferramentas digitais, desde editores de texto e gravadores até câmeras e softwares de edição avançados. Com as transformações digitais, ferramentas como redes sociais, plataformas de vídeo e softwares de análise de dados também se tornaram essenciais.

Para entender o que um jornalista faz basta pensar nos artigos de um jornal impresso; nos segmentos de um noticiário televisivo; nos posts e vídeos de uma plataforma digital; nos sites de empresas e órgãos governamentais; documentários de rádio; nos editoriais de uma revista; nas fotografias e infográficos que acompanham reportagens. A maneira como esses conteúdos são concebidos e entregues certamente foi definida por um jornalista.

ONDE TRABALHA


Um profissional formado em Jornalismo pode atuar em diferentes cargos e funções, adaptando-se às várias mudanças e demandas do mercado de comunicação. Além das tradicionais áreas de atuação, as novas mídias expandiram ainda mais o campo de trabalho para os jornalistas.

A atuação dos jornalistas pode ser observada diariamente em jornais impressos, noticiários de TV e rádio, websites de notícias, blogs, podcasts e redes sociais. Eles estão presentes em grandes coberturas internacionais, reportagens locais, eventos esportivos, culturais e em qualquer lugar onde algo significativo esteja acontecendo.

A flexibilidade e a adaptabilidade são essenciais para o jornalista, que deve estar sempre pronto para aprender sobre o uso de novas ferramentas e abordar diferentes temas, sempre com uma postura crítica, conforme as mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Outras opções para jornalistas incluem a atuação em assessoria de imprensa, no marketing, na comunicação em instituições do terceiro setor e a docência em jornalismo e comunicação.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


O estudante de Jornalismo estuda os processos de produção, distribuição e recepção da informação jornalística em diferentes mídias. Os futuros profissionais aprendem sobre ética jornalística, técnicas de reportagem, redação jornalística, edição de texto, produção audiovisual, fotografia, design gráfico, jornalismo digital, entre outros temas.

O curso de Jornalismo da UFC tem como objetivo formar profissionais com sólida base humanística e competências técnicas para entender e atuar sobre as dinâmicas sociais e do mercado. A formação é pautada na reflexão crítica e no aprendizado prático, desde o primeiro semestre, por meio de disciplinas obrigatórias divididas em unidades de Fundamentação Humanística, Jornalística, Produção e Gestão em Comunicação e Pesquisa.

O curso enfatiza a responsabilidade social e a postura ética, integrando atividades de extensão que se engajam na cidadania comunicativa, no jornalismo independente e na educomunicação. A infraestrutura conta com estúdios de TV e de rádio, laboratórios especializados e projetos que incentivam o protagonismo estudantil e a inovação, como o GRUPPE TV e a Liga Experimental de Comunicação.

História do Jornalismo e Sociedade, Fundamentos da Comunicação e do Jornalismo, Entrevista Jornalística, Cultura e Linguagens das Mídias, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Planejamento e Apuração em Jornalismo, Fotojornalismo, Deontologia do Jornalismo, Design Editorial em Jornalismo, Jornalismo Multimídia e Gestão e Assessoria em Comunicação são alguns exemplos de disciplinas estudadas no curso de Jornalismo.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza– Campus do Benfica (av. da Universidade, 2762, Benfica, Centro de Humanidades 2, Fortaleza, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 8 semestres / Turno: integral / Número de vagas: 50 vagas (25 por semestre).