Área do cabeçalho

Medicina

O QUE FAZ

Quando o assunto é saúde, com certeza Medicina é o primeiro curso que vem à mente da maioria das pessoas. E isso não é sem motivo. A profissão médica atua na prevenção, no diagnóstico e tratamento de enfermidades, visando ao bem-estar físico, emocional e social do indivíduo. Além disso, possui um campo de atuação amplo e diversificado, abrangendo os três níveis de atenção à saúde em suas 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Ao profissional, é entregue a missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo, seja no cuidado direto com o paciente, nos diferentes níveis de atenção à saúde, ou no campo da pesquisa e da docência. Além do conhecimento técnico, o bom relacionamento interpessoal e profissional também é indispensável para uma prática médica de qualidade, tanto com os colegas quanto com os pacientes.

Centros de saúde da família, serviços de urgência, hospitais, ambulatórios, clínicas, consultórios, laboratórios: todos esses são ambientes comuns à rotina do médico, que compõe e lidera equipes de atenção à saúde. De maneira geral, a prescrição de medicamentos, realização de cirurgias, emissão de atestados e até o informe de doenças contagiosas e meios de prevenção para a população são ações realizadas pela Medicina, que por isso se faz presente em diferentes aspectos de nossas vidas.

ONDE TRABALHA

O mercado de trabalho está voltado ao atendimento à saúde, à pesquisa e à docência. A depender da especialização que o profissional deseje seguir, ele pode atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios gerais e especializados, consultórios e unidades de terapia intensiva, entre outros locais que prestem serviço de assistência à saúde. Oportunidades também são encontradas em empresas e organizações esportivas.

Além das áreas clínicas e cirúrgicas, o profissional pode optar por seguir carreira como pesquisador, atuando em laboratórios e instituições públicas e privadas, a exemplo da própria universidade.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

O objetivo do curso de Medicina da UFC é graduar o médico com formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano, tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.

A matriz curricular contém carga horária distribuída em 59 módulos de 5 áreas nucleares: Ciclo Básico, que inclui conhecimento de anatomia, fisiologia e mecanismos de agressão e defesa; Propedêutica Médica, que introduz os conhecimentos do Ciclo Clínico; Assistência Básica à Saúde; Desenvolvimento Pessoal; e Estágio Curricular Obrigatório.

O Estágio Curricular Obrigatório é cumprido entre o nono e o décimo segundo semestres, em diversos cenários (unidades de saúde ambulatoriais, hospitalares, urgência, em Fortaleza e no interior do estado). Ao longo do curso, o estudante tem a oportunidade de cursar diversas disciplinas optativas e de participar de uma grande variedade de atividades complementares, como projetos de extensão e iniciação à pesquisa e à docência.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo, Faculdade de Medicina-FAMED, Fortaleza, CE); Sobral – av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100, Derby, Sobral, CE / Grau: bacharelado / Duração: 12 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 160 por ano (80 por semestre); Sobral – 80 por ano (40 por semestre).