Área do cabeçalho

Música

O QUE FAZ

Não tem para cinema, teatro, pintura, dança ou literatura: quando se fala de fruição artística, é com a música que nos conectamos mais rapidamente, em um processo menos baseado na racionalidade e mais na mobilização rápida de emoções. Mas por trás dessa instantaneidade, há um conjunto de técnicas e conhecimentos específicos, além de um arcabouço teórico próprio – porque, sim, música é uma linguagem, tal qual as outras citadas no começo do parágrafo.

Muito além de dominar esse ou aquele instrumento, o fazer musical envolve a compreensão de diferentes aspectos e fenômenos a ele relacionados. O que é som? Como ocorrem os diferentes tipos de som? E quando o som vira música? Como surgiram os gêneros musicais? Como funcionam os instrumentos, entre eles a voz? E uma banda ou orquestra?

As respostas a essas perguntas envolvem conceitos de diferentes áreas, desde a Física (ondas sonoras, gradiente de pressão, vibração) até História, Filosofia, Sociologia e Teoria Musical. Por isso, a Música tem seus próprios espaços de formação, onde é possível estudá-la em toda a sua amplitude, enquanto campo do conhecimento e de manifestação cultural de enorme riqueza e complexidade.

A depender de sua especialidade, músicos profissionais podem atuar na área de educação, entretenimento, em nichos mais técnicos e de produção ou até mesmo na saúde (por meio da musicoterapia).

Embora ocorra em outras manifestações artísticas, a ideia do “talento nato” é especialmente predominante na música – ou você tem ou não se destacará profissionalmente. Sim, de fato há casos marcados por grandes aptidões naturais, muitas vezes desenvolvidas de maneira autodidata, mas eles são a exceção da regra. Em quase todos os casos, como em outras áreas, a excelência vem com prática e dedicação.

ONDE TRABALHA


Egressos com habilitação em licenciatura podem lecionar na educação básica, em escolas públicas ou privadas, além de conservatórios, escolas livres de música, ONGs e projetos sociais. Também podem dar aulas em cursos de formação presencial ou à distância e atuar na coordenação de oficinas e na elaboração de material didático.

Para bacharéis e licenciados, a indústria musical oferece oportunidades diversas. No setor de entretenimento, o músico pode desenvolver ou participar de trilhas sonoras para cinema, TV, espetáculos de teatro e dança, musicais, podcasts, games e outros produtos; da mesma forma, pode trabalhar na publicidade, assinando trilhas para campanhas e anúncios ou identidades sonoras para marcas, lojas e outros estabelecimentos.

Pode, ainda, ser músico de apoio nas gravações de discos, em shows ao vivo e programas de TV. Há quem consiga manter uma agenda rentável tocando em bares, restaurantes, navios de cruzeiros, resorts, festas, congressos e eventos. Ou apostar no sonho de muitos egressos: uma carreira própria como cantor, instrumentista solo ou em uma banda.

Na esfera pública, pode trabalhar em órgãos ligados à cultura, no desenvolvimento de políticas públicas e em projetos de formação, curadoria, produção, circulação, preservação e outros aspectos de fomento à música.

Na saúde, músicos podem integrar equipes de musicoterapia em centros terapêuticos, psicossociais, recreativos ou casas de repouso, por exemplo.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA


Nos primeiros semestres da graduação em Música, os alunos normalmente são apresentados a conceitos básicos como ritmo, harmonia e melodia, além de notas musicais, tons e semitons, partituras, solfejo, percepção musical, introdução à técnica vocal e instrumentos.

À medida que avançam os semestres, os conteúdos ganham novas camadas de complexidade, com disciplinas de áudio e acústica, composição, regência, orquestra, banda sinfônica, tecnologias em música, prática instrumental, de canto individual e de coral, arranjo, produção musical, entre outras. Simultaneamente, há matérias sobre história da música, estética, cultura e antropologia musical.

O curso de Música da UFC oferece a modalidade de licenciatura, com o objetivo de formar educadores musicais com domínio de todos os conteúdos, os métodos e as técnicas relativas aos processos de ensino e aprendizagem da música, aptos à leitura e à escrita musical e a colocar a questão das artes na vida cotidiana.

As disciplinas relacionadas ao campo da educação estão presentes desde o primeiro semestre, permeando todo o curso, e trazem tanto uma abordagem mais geral quanto aquela mais específica da educação musical.

Embora tenha como eixo condutor a expressão vocal, o curso oferece ao aluno a possibilidade de estudar uma prática instrumental, que pode ser em instrumentos melódicos como baixo acústico, clarinete, flauta transversal, saxofone, teclado, trompete, trompa, trombone, tuba, violão, violino, viola e violoncelo.

A teoria musical também é vista por meio das disciplinas Percepção e Solfejo (leitura e canto das notas musicais). Os conteúdos de fundamentação e aprofundamento educacional são contemplados em disciplinas de metodologias e práticas de ensino e aprendizagem.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (rua Prof. Armando Farias, s/n, Pici, Instituto de Cultura e Arte-ICA, Fortaleza, CE); Sobral – rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, CE / Grau: licenciatura / Duração: 8 semestres / Turnos: Fortaleza – integral; Sobral – noturno / Número de vagas: Fortaleza – 40 por ano, com ingresso no 1º semestre; Sobral – 40 por ano, com ingresso no 1º semestre.