Pedagogia
O QUE FAZ
Quando o assunto é educação, as referências imediatas costumam ser sala de aula, professor e aluno. Mas esse é apenas o recorte mais lembrado de um tema que envolve diversos contextos, sistemas e participantes. Desde o momento em que nascemos, passamos a apreender conhecimentos e adquirir habilidades – andar, falar, expressar desejos e regular emoções.
À medida que esse percurso avança, novos participantes, recursos e conteúdos são adicionados à equação. Do ambiente familiar a criança parte para o berçário, a creche e a escola; o jovem adentra o ambiente acadêmico ou do trabalho; paralelamente, Estado e organizações religiosas e culturais também desempenham seus papéis na formação dos indivíduos.
O próprio cérebro se modifica, amadurecendo suas estruturas para dar conta das mudanças e do aprimoramento de capacidades. Tudo isso sem esquecer a influência de elementos externos, como diferentes realidades socioeconômicas, neurodiversidade e fatores psicológicos. É esse complexo encadeamento de fenômenos e práticas que compõe o chamado processo de ensino-aprendizagem, tão fundamental no desenvolvimento humano e que passou a constituir uma área específica de estudo: a Pedagogia.
Cabe ao pedagogo planejar, coordenar e desenvolver estratégias para assegurar um ensino-aprendizagem eficiente, em todas as fases da vida de um indivíduo, não apenas no contexto escolar, mas em qualquer outro no qual esse processo se faça necessário – como empresas, hospitais, clínicas, bibliotecas, cursos livres, sindicatos, centros culturais e associações comunitárias.
Para isso, ele deve elaborar e aplicar metodologias que tornem mais fácil a assimilação de conteúdos e o exercício da reflexão, sempre de acordo com o repertório e a situação dos participantes. Essa metodologia pode ser executada por meio de diferentes ferramentas, incluindo material didático, aulas, dinâmicas e jogos, brincadeiras, vivências, exercícios e outras.
Embora compartilhem muitos aspectos, as profissões de professor e pedagogo são diferentes. Sim, professores da educação básica são capacitados em práticas da educação, por meio de disciplinas obrigatórias cursadas ao longo da sua formação. Mas elas são direcionadas ao exercício da docência, dentro de uma determinada área do conhecimento (Biologia, Matemática, Música, Ciências Sociais etc.), não para o desenvolvimento aprofundado e sistematizado do ensino-aprendizagem, tampouco para a coordenação de espaços educacionais multidisciplinares, formulação de projetos pedagógicos e outros trabalhos de igual dimensão. Nesses casos, o ideal é a participação de um profissional de Pedagogia.
ONDE TRABALHA
Escolas públicas e particulares são o ambiente mais lembrado quando se fala de mercado de trabalho para Pedagogia, mas elas são apenas uma das opções, que incluem qualquer espaço onde atividades educacionais sejam realizadas, em espaços formais e não formais de ensino. Em empresas, por exemplo, o pedagogo pode planejar, implementar e realizar treinamentos para funcionários.
Em unidades de saúde e acolhimento, casas de repouso, clínicas e centros de reabilitação, pode elaborar atividades que estimulem a cognição e o desenvolvimento formal e comportamental, além de acompanhar o desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos – o mesmo vale para ONGs que trabalham com esse público, especialmente em situação de vulnerabilidade (juntamente com o assistente social).
Em núcleos de educação à distância, esse profissional pode contribuir significativamente para a adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao ambiente virtual, mediado pelas telas, no sentido de garantir que alunos tenham o melhor aproveitamento possível dos recursos e do conteúdo. Entre as atividades estão a formatação de aulas e do sistema de suporte e a elaboração de material didático.
A construção de materiais específicos para educação, aliás, é uma área de destaque no mercado, pois muitos deles precisam obrigatoriamente passar pela análise de um pedagogo – não apenas aqueles destinados a escolas, mas a outros espaços, tanto para crianças quanto para adultos. É esse profissional que vai adaptar a linguagem, o nível de complexidade e o tipo de atividade para cada faixa etária e nível de desenvolvimento, no sentido de tornar o aprendizado mais eficiente e prazeroso.
Em órgãos governamentais, o pedagogo pode ficar responsável pela elaboração desse tipo de material, além de políticas públicas, projetos e ações para a educação.
O CURSO NA UFC
O QUE ESTUDA
A formação em Pedagogia fundamenta-se em conteúdos relacionados aos métodos e sistemas pedagógicos, bem como ao papel do educador no processo de ensino-aprendizagem. Entre as principais disciplinas estão Didática (que aborda técnicas de ensino e de avaliação, considerando o nível cognitivo e a realidade de cada aluno), História da Educação, Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar, Psicologia e Sociologia da Educação, Tecnologias Educacionais, Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (incluindo estágio supervisionado, observação e análise de aulas e outras atividades e elaboração de projetos educacionais).
Há ainda disciplinas mais específicas, como Didática das Disciplinas Escolares (Matemática, Português, Ciências etc.), Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação à Distância, Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia.
A UFC oferece o curso na modalidade de licenciatura, com projeto pedagógico direcionado a duas vertentes: Docência (na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas de formação pedagógica no ensino médio) e Organização e Gestão de Sistemas Escolares, Não Escolares e em Projetos Educacionais.
FICHA DO CURSO
Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (rua Waldery Uchôa, 1, Benfica, Faculdade de Educação-Faced, Fortaleza, CE) / Grau: licenciatura / Duração: 8 a 10 semestres / Turnos: integral e noturno / Número de vagas: integral – 80 por ano (40 por semestre); noturno – 80 por ano (40 por semestre).