Área do cabeçalho

Psicologia

O QUE FAZ

A complexidade da vida humana apresenta demandas que exigem estudos e intervenções no que é chamado de dimensão psíquica: aquilo que diz respeito a emoções, afetos, cognição, memória, aprendizado, hábitos, concentração, capacidade de julgamento, entre outros elementos que se constituem na intercessão entre o funcionamento cerebral, biológico e a vida em sociedade – aquilo que nos constitui enquanto seres culturais e que também nos funda individualmente.

Assim, questões como dinâmicas familiares e educacionais, contextos socioeconômicos e relações com outros indivíduos são pautas frequentes para a Psicologia, ciência que objetiva estudar e intervir criticamente nesses aspectos com vistas à construção de processos mais saudáveis, humanos, inclusivos e socialmente justos.

Como auxiliar na construção de políticas públicas que garantam contextos inclusivos e humanizados, em uma sociedade mais justa e solidária? Nessa perspectiva, lidar com mudanças bruscas de vida, com traumas, decisões importantes, conflitos familiares, dificuldades na escolarização, trilhas de aprendizado, transtornos, dependências e fobias são apenas breves exemplos de desafios contemplados pela Psicologia.

Em todos eles, a figura do psicoterapeuta em seu consultório costuma ser a mais associada. Mas além da clínica, há outras especialidades que tornam vasto o campo de atuação para profissionais da Psicologia, entre elas Psicologia Educacional e Psicopedagogia; Psicologia Social do Trabalho e das Organizações; Psicologia Ambiental; Psicologia de Tráfego; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia em Saúde e Hospitalar; Psicomotricidade e Neuropsicologia; Psicologia Social e Psicologia Comunitária.

ONDE TRABALHA

A depender de sua especialidade, psicólogos podem atuar em diferentes setores como autônomo, consultor ou colaborador, em organizações públicas, civis e privadas. Em instituições de ensino e projetos educacionais, psicólogos escolares e psicopedagogos podem trabalhar com crianças, adolescentes e adultos, identificando dificuldade de aprendizado e colaborando para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos alunos.

Já aqueles especializados em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações encontram oportunidades sobretudo na área de recursos humanos, onde podem gerenciar a seleção de pessoal, treinamento, gestão de conflitos, saúde ocupacional e avaliação de desempenho.

Psicólogos jurídicos podem realizar avaliações psicológicas de acusados, vítimas e testemunhas, para auxiliar na tomada de decisões judiciais. Também podem mediar conflitos e disputas, ajudando a promover acordos consensuais.

Psicólogos do esporte podem trabalhar com atletas em centros de treinamento, projetos sociais, escolas e centros esportivos, além de centros de reabilitação. Psicólogos hospitalares e da saúde, por sua vez, integram equipes multidisciplinares em equipamentos de saúde, onde prestam atendimento e acompanhamento de pacientes, seus familiares e outros profissionais, no contexto delicado de recebimento e adaptação a diagnósticos, notícia de falecimentos e tratamentos longos ou difíceis.

Outro especialista presente em UTIs, ambulatórios, enfermarias e casas de repouso é o psicomotricista, que estimula pacientes em diferentes estágios de doenças e idades diversas a recuperarem sua mobilidade e cognição ou ampliarem seus limites físicos e mentais; já o neuropsicólogo atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções e do comportamento, sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Psicólogos sociais, embora também possam atuar em contextos educacionais e de saúde, são demandados mais amplamente em dispositivos públicos de atendimento social (como Cras e Creas), organizações comunitárias e ONGs, onde podem se envolver em programas de intervenção social, defesa de direitos humanos e apoio a populações vulneráveis; e em agências governamentais e órgãos reguladores, onde contribuem para a implementação de políticas públicas relacionadas à saúde mental e ao bem-estar social.

Já o psicólogo do trânsito pode desempenhar funções em órgãos governamentais, clínicas particulares, centros de reabilitação ou empresas de frota e transporte. Entre suas atividades está avaliar a capacidade dos indivíduos para conduzir veículos; identificar possíveis fatores que possam influenciar o desempenho no trânsito; contribuir na elaboração e implementação de programas educacionais e de conscientização; atender e acompanhar pessoas que sofreram traumas no trânsito.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA

Enquanto campo de estudo dedicado à saúde e a processos mentais, a Psicologia detém uma extensa base teórica, incluindo sua história, fundamentos, metodologias, postulados e diferentes abordagens (Psicanálise, Terapia Cognitivo-Comportamental, Humanismo, Psicologia Analítica, entre outras). Todos esses conteúdos são ministrados na graduação, paralelamente às disciplinas da área da Saúde (como Neuroanatomia, Neurofisiologia e Saúde Coletiva) e das Ciências Humanas (Antropologia, Filosofia, Cultura e Sociedade, Ética).

Durante sua formação, o aluno também passa por disciplinas que abordam as especialidades da Psicologia; os diferentes tipos de pessoas atendidas – crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos sociais; as práticas de atendimento e comunicação; e a pesquisa. Nos últimos semestres, além do trabalho de conclusão de curso (TCC), é exigida uma carga horária exclusiva de estágio supervisionado.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), a graduação em Psicologia completa 50 anos em 2024. No primeiro semestre são alocadas disciplinas básicas, com fundamentos de diferentes áreas (Sociologia, Filosofia, Anatomia, Metodologia). Do segundo semestre em diante, o curso distribui conteúdos de especialidades a serem explorados em diferentes graus de profundidade, conforme o aluno avança – como Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Comunitária, Psicologia e Saúde Coletiva, Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, Psicologia Escolar, além de Teoria da Subjetividade, Pesquisa Qualitativa, Ética e Análise Experimental do Comportamento e Teorias e Técnicas Psicoterápicas.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Fortaleza – Campus do Benfica (av. da Universidade, 2762, Benfica, Centro de Humanidades 2, Fortaleza, CE); Sobral  – Campus de Sobral (rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 10 semestres / Turno: integral / Número de vagas: Fortaleza – 80 por ano (40 por semestre); Sobral – 50 por ano, com ingresso no 1º semestre.