Área do cabeçalho

Sistemas de informação

O QUE FAZ

De tão inerente ao nosso cotidiano, o ato de organizar informações pode parecer uma ocorrência natural. Mas, ao contrário dessa impressão, civilizações ao longo do tempo sempre dedicaram esforços específicos à criação de métodos para administrar a coleta, o armazenamento, o processamento e a disponibilização de dados.

Dos fichários e arquivos físicos até os bancos de dados on-line, a história dos sistemas de informação foi transformada de maneira irreversível pelo advento do computador e da internet, ao ponto de já não ser possível falar sobre o tema sem estar associado às tecnologias digitais.

Hoje, diante do gigantesco volume de dados que circula todos os dias, cresce a demanda por softwares, aplicativos e plataformas eficientes e fáceis de usar, projetados para dar conta de quantidades massivas de informações no comércio, na indústria, na gestão pública, na mídia, na educação, na saúde, entre tantas outras áreas. Esse é o trabalho do profissional de Sistemas de Informação.

Compras on-line, transações bancárias, atualizações de processos judiciais, marcações de consultas médicas, emissão de documentos, pesquisas, inventários, acervos. São incontáveis os exemplos que têm a contribuição desse especialista, cuja atuação inclui o desenvolvimento de soluções de coleta, armazenamento, processamento e transmissão de dados, bem como a infraestrutura necessária para implantá-las e gerenciá-las. Ele também analisa os riscos de sites ou redes e projeta elementos para uma maior segurança do usuário.

ONDE TRABALHA


Qualquer empresa, fábrica ou instituição que lidam com fluxos de informação podem oferecer oportunidade para profissionais de Sistemas de Informação, tornando o mercado de trabalho bastante amplo. Bancos, fintechs, editoras, seguradoras, empresas de telefonia e internet, de tecnologias computacionais, veículos e conglomerados de comunicação, órgãos governamentais, centros de saúde, escolas e universidade são apenas alguns exemplos.

A atuação pode ser em áreas como segurança da informação, big data e analytics (análise de grandes volumes de dados), gestão de projetos, programação, banco de dados e redes de computadores. Um setor promissor é o de inteligência artificial e internet das coisas.

O CURSO NA UFC

O QUE ESTUDA



Com o objetivo de formar profissionais habilitados para aplicar a tecnologia da informação, o curso oferece uma forte base em Computação e Matemática. Na integralização curricular, formada essencialmente por disciplinas da área de exatas, aparecem Fundamentos de Programação, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software, Fundamentos de Bancos de Dados, Redes de Computadores, entre outras.


FICHA DO CURSO

Ingresso: Sisu / Onde: Campus de Crateús (av. Professora Machadinha Lima, s/n, Príncipe Imperial, Crateús, CE); Campus de Quixadá (av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro Novo, Quixadá, CE) / Grau: bacharelado / Duração: 8 semestres Turno: integral / Número de vagas: Crateús – 50, com ingresso no 1º semestre; Quixadá – 50, com ingresso no 1º semestre.